PREFEITURA DE CABO FRIO REFORÇA ORIENTAÇÃO SOBRE CICLOVIAS E CICLOFAIXAS E ALERTA PARA INFREÇÕES DE TRANSITOS
![]() |
| (crédito: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio) |
Por: Alvaro Neves.
Postagem publicada às 7h22 desta segunda-feira, 22 de junho
de 2026.
Secretaria de Mobilidade Urbana reforça a importância do
respeito aos espaços destinados aos ciclistas e anuncia intensificação da
fiscalização
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de
Mobilidade Urbana, realizou nesta sexta-feira (19) uma ação de conscientização
sobre estacionamento irregular em ciclofaixas e ciclovias. A atividade
aconteceu no bairro Tangará, em frente ao Supermercado Atlântico, na Estrada de
Búzios, e teve como objetivo orientar motoristas e motociclistas sobre a
importância de respeitar os espaços destinados à circulação de bicicletas.
Durante a ação, equipes da secretaria conversaram com
condutores e esclareceram dúvidas sobre as regras previstas no Código de
Trânsito Brasileiro (CTB). A iniciativa reforçou que estacionar nesses locais é
uma infração de trânsito e coloca em risco a segurança de quem utiliza a
bicicleta como meio de transporte, trabalho, lazer ou prática esportiva.
Cabo Frio conta com diferentes estruturas voltadas à
mobilidade por bicicleta. A ciclovia é uma pista exclusiva para ciclistas,
fisicamente separada do tráfego de veículos por meio de canteiros, meios-fios
ou outros elementos de segregação. Já a ciclofaixa é uma faixa demarcada na
própria via, destinada à circulação de bicicletas e delimitada por sinalização
horizontal e vertical.
Embora possuam características diferentes, ambas têm a mesma
finalidade: garantir um espaço seguro para a circulação dos ciclistas.
Quando um veículo estaciona ou para sobre uma ciclovia ou
ciclofaixa, o ciclista é obrigado a sair do espaço destinado à sua circulação e
dividir a pista com carros, motos, ônibus e caminhões. Essa situação aumenta
significativamente o risco de acidentes e compromete a segurança viária.
“O respeito à ciclovia e à ciclofaixa não é apenas uma
questão de cumprimento da legislação. É uma questão de segurança e convivência
entre todos os modais. Quando um veículo ocupa esse espaço, ele coloca em risco
quem utiliza a bicicleta para trabalhar, estudar, praticar atividade física ou
se deslocar pela cidade”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Kiko
Jorge.
Além dos impactos na segurança, a Secretaria de Mobilidade
Urbana ressalta que o incentivo ao uso da bicicleta contribui para uma cidade
mais sustentável, reduz congestionamentos, melhora a qualidade de vida e
fortalece atividades ligadas ao comércio e ao turismo. Em cidades turísticas
como Cabo Frio, a bicicleta também é uma alternativa de deslocamento utilizada
por moradores e visitantes.
O que diz a legislação?
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar sobre
ciclovias ou ciclofaixas é uma infração grave, sujeita à multa de R$ 195,23 e
ao registro de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Já transitar com veículo automotor nesses espaços é uma
infração gravíssima, com multa multiplicada por três, totalizando R$ 880,41,
além de sete pontos na CNH.
A ação educativa integra uma série de iniciativas voltadas à
conscientização no trânsito. Após esta etapa de orientação, a Secretaria de
Mobilidade Urbana deverá intensificar as fiscalizações em locais onde são
registradas ocorrências frequentes de estacionamento irregular sobre ciclovias
e ciclofaixas.
A orientação é simples: se o espaço é destinado à bicicleta,
ele deve permanecer livre. Respeitar a sinalização é uma atitude que protege
vidas e contribui para uma mobilidade mais segura e organizada para todos.
*******
Com informações Site Oficial da Prefeitura de Cabo Frio.









.png)

Comentários