VÍDEO: EXTRA! EXTRA! JUSTIÇA RECUSOU AS AÇÕES DE PARLAMENTARES CONTRA ACADÊMICOS DE NITERÓI COM INTENSÃO DE BARRAR ENREDO SOBRE LULA; CONFIRA

-

(crédito: Instagram @ademicosdemiteroi)

Por: Alvaro Neves.

Postagem publicada às 18h49 desta quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026.

Justiça recusou as ações contra a Acadêmicos de Niterói, juízes federais rejeitaram pedidos de parlamentares da oposição para barrar o desfile ou censurar o samba-enredo que homenageia o presidente Lula no Carnaval do Rio de Janeiro.

Os principais desdobramentos foram:

O juiz Francisco Valle Brum, da 21ª Vara Federal do Distrito Federal, extinguiu a ação popular movida pela senadora Damares Alves e outros políticos, argumentando que não cabe ao Judiciário interferir na liberdade de expressão artística de uma escola de samba; a oposição argumentava que o enredo configurava propaganda eleitoral antecipada para 2026 e uso indevido de verba pública. Contudo, a Justiça não encontrou fundamentos jurídicos para vetar a homenagem. Embora o desfile tenha sido mantido, houve movimentações no Tribunal de Contas da União (TCU). Técnicos do órgão recomendaram a suspensão do repasse de R$ 1 milhão (parte de um patrocínio da Embratur) à escola, alegando possível desvio de finalidade ao usar recursos públicos para exaltar um agente político em ano eleitoral.

O enredo, intitulado "Do Alto do Mulungu, surge a esperança, Lula o operário do Brasil", marca a estreia da escola no Grupo Especial após vencer a Série Ouro em 2025.

Confira no vídeo abaixo a síntese do ensaio técnioco da Acadêmicos de Niterói na Sapucair: 



**********


Com apuração do Blog Eterno Aprendiz. 

 

Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias