CICLO DE PALESTRAS ENCERRA A SEMANA DO IDOSO EM CABO FRIO





Terminam hoje as comemorações da Semana Mundial do Idoso em Cabo Frio, que marcou o aniversário de 10 anos do Estatuto do Idoso, no último dia 1º de outubro. Para celebrar a data, várias atividades foram realizadas desde o último domingo (dia 29) pela Secretaria Municipal da Melhor Idade de Cabo Frio, que promove, hoje, o último ciclo de palestras do evento. Às 9h teve o projeto "Ainda há tempo: potencializando os vínculos familiares", com a palestrante Anita Guimarães dos Santos. Às 10h teve início a palestra “Cuidados dos familiares e pessoas que convivem com o Parkinson” com Ricardo Machado Quina. A programação recomeça de tarde, às 14h, com a fisioterapeuta Karolina Franco Pereira Lima falando sobre “Quedas e fraturas”, seguida do assunto “Medida certa na Melhor Idade” (às 15h) com a nutricionista Christiane dos Santos Rodrigues, e “Envelhecimento saudável” (às 16h) com o fisioterapeuta e subsecretário da Melhor Idade, Marcelo Mendes Brum. Todas as palestras são gratuitas, abertas ao público com idade a partir de 60 anos, e acontecem na sede do Centro Especializado da Melhor Idade (Cemi), na Avenida Teixeira e Souza, nº 2228, no bairro São Cristóvão.

As comemorações
As comemorações pela Semana Municipal do Idoso começaram no último domingo, dia 29, com o Concurso Miss e Mister Idoso, no Teatro Municipal de Cabo Frio. Na segunda-feira (dia 20), um café da tarde especial foi oferecido pela Secretaria Municipal da Melhor Idade (Semei) aos idosos atendidos pelo Lar da Cidinha, na segunda-feira. Na terça-feira, Dia Mundial do Idoso, várias atividades foram realizadas na Praça Alfredo Castro, em São Cristóvão, com distribuição gratuita do Estatuto do Idoso. E desde quarta-feira vários ciclos de palestras ministradas por especialistas sobre diversos temas ligados à qualidade de vida a partir dos 60 anos estão movimentando o Cemi.
O primeiro ciclo, na quarta-feira (dia 2) abordou temas como “Sexo Seguro e DST na Melhor Idade” (palestrante secretária da Melhor Idade, Cristiane Fernandes), “Glândulas Endócrinas” (palestrante: Maria das Dores Peres Faria), “Linfoterapia, um santo remédio” (palestrante: Aline Barbosa Leoni) e “Memorização na Melhor Idade” (palestrantes: Mariana Bezerra Domingues Costa e Adriana Santos Rulka). O segundo dia (dia 3) falou sobre “Autopreservação na Melhor Idade” (palestrante: Ricardo Machado Quina) e “Prevenção ao câncer” (palestrante: Aline Barbosa Leone).
Mas não é apenas em datas comemorativas que a Secretaria da Melhor Idade de Cabo Frio promove atividades para os idosos. De segunda à sexta, das 8 às 17 horas, a Semei oferece mais de 30 atividades gratuitas. São aulas de artesanato, dança, ginástica, hidroginástica, fisioterapia, atendimento médico com geriatra e cardiologista, atendimento jurídico e psicológico, além de diversas palestras entre outras atividades. Para participar basta que idoso seja morador de Cabo Frio, tenha idade a partir de 60 anos cadastre-se do Centro Especializado da Melhor Idade. O telefone para informações é (22) 2645-1071.

Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias