VÍDEO: GOVERNADOR DO RS, EDUARDO LEITE FAZ UMA REFLEXÃO SOBRE AS COMEMORAÇÕES AO SAMBA EM HOMENAGEM AO LULA E A QUEDA DA ESCOLA; CONFIRA

(crédito foto reprodução "IA" Instagram)

Por: Alvaro Neves.

Postagem publicada às 7h39 desta quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), publicou um vídeo reagindo ao desfile e ao subsequente rebaixamento da escola de samba Acadêmicos de Niterói no Carnaval de 2026.

➤Abaixo, os detalhes sobre o ocorrido:

➦O Posicionamento de Eduardo Leite: Crítica à Politização: Em seu vídeo, Leite criticou o uso da Sapucaí para o que chamou de "propaganda política escancarada" e "ataques a adversários".

➦Reflexão sobre o Carnaval: O governador afirmou que o Carnaval deveria ser um espaço de celebração da cultura e união, e não um palco para aprofundar divisões ideológicas.

➦Contexto da Portela: Anteriormente, Leite já havia se envolvido em polêmica ao negar recursos estaduais para a Portela (que também planejava um enredo sobre o RS em 2026), alegando que o foco do estado deveria ser a reconstrução pós-enchentes, o que reforçou sua postura crítica ao uso político do samba.

Confira no vídeo abaixo a reflexão do governador no vídeo abaixo:


➤Sobre a Acadêmicos de Niterói

➦Homenagem ao Lula: A escola abriu o Grupo Especial do Rio em 2026 com o enredo "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil", que exaltava a trajetória do presidente e trazia críticas ácidas à oposição.

➦Rebaixamento: Na apuração realizada na quarta-feira (18/02/2026), a agremiação terminou na última colocação e foi rebaixada para a Série Ouro.

➦Polêmica do Desfile: A apresentação gerou forte repercussão por levar à avenida esculturas retratando o ex-presidente Jair Bolsonaro como prisioneiro e figuras neoconservadoras como "latas de conserva".


*********


Com informações apuração do Blog Eterno Aprendiz/Vídeo e foto Instagram @eduardoleite. 

Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias