VÍDEO: CONFIRA O PRONUNCIAMENTO DA MINISTRA CÁRMEN LÚCIA AO SE MANIFESTA SOBRE O PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”

-

(crédito: foto reprodução "IA" TV Justiça para ilustração do texto)

Por: Alvaro Neves.

Postagem publicada às 8h20 desta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2025.

Em julgamento recente concluído em fevereiro de 2026, a ministra Cármen Lúcia manifestou-se de forma contundente contra as leis que instituem o programa "Escola Sem Partido". Ao votar pela inconstitucionalidade de uma norma municipal (como a de Santa Cruz de Monte Castelo - PR), a ministra destacou que tais propostas comprometem a função libertadora da educação.

Os principais pontos de seu pronunciamento e voto incluem:

A ministra afirmou que a lei coloca o professor em uma "situação de medo", impondo restrições indevidas à atuação docente e impedindo o livre exercício do ensino, ressaltou que o papel fundamental da educação é assegurar a liberdade e que o ambiente escolar deve ser regido pelo pluralismo de ideias e pela livre manifestação do pensamento. Cármen Lúcia alertou que restringir o que pode ser dito em sala de aula não é o caminho do direito democrático, mas sim da "ausência de direito e déficit democrático". Segundo ela, a democracia não exige unanimidade ou imposição de consenso.

Proibição de "Doutrinação": A ministra entende que o pretexto de combater uma suposta doutrinação acaba, na verdade, servindo para a perseguição ideológica daqueles que divergem da visão dominante.

A decisão seguiu o entendimento histórico do STF (como na ADI 5537), que considera tais leis inconstitucionais por violarem a competência da União para legislar sobre diretrizes da educação e por ferirem princípios como a liberdade de ensinar e aprender.

 Confirra o pronunciamento no vídeo abaixo:



********


Com apuração do Blog Eterno Aprendiz. 

Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias