VÍDEO: CREIO QUE A IGREJA ESTÁ MUITO AGRADECIDA COM A FÉ E A CONFLATERNIZAÇÃO DOS IRMÃOS E IRMÃS DA AMÉRICA LATINA, DIZ PAPA LEÃO XIV; CONFIRA

(crédito foto reprodução "IA" Instagram @ vaticannewspt)


Postagem publicada 6h30 deste sábado, 25 de outubro de 2025. 

Foram esses os assuntos que marcaram o bate-papo com Leão XIV, durante o Jubileu das Equipes Sinodais e dos Organismos de Participação, reunidos na Sala Paulo VI, no fim da tarde desta sexta-feira, 24/10. Em um clima de escuta e comunhão, o Papa respondeu às perguntas vindas das sete regiões do mundo, e de forma espontânea, destacou que a sinodalidade não é uma campanha com prazo, mas um modo de ser Igreja que precisa ser aprendido, praticado e transmitido.

O Pontífice (foto) convidou todos a olhar além das reflexões teóricas e confortáveis: “Desfrutamos do luxo de refletir sobre ideias, mas quando ouvimos o grito urgente de quem sofre com a pobreza, a injustiça ou as mudanças climáticas, percebemos que uma resposta imediata é necessária”. Ele recordou o apelo da Laudato Si’, lembrando que o cuidado com a criação e com os mais vulneráveis faz parte da própria fé cristã.

Agradeceu especialmente à América Latina, reconhecendo nela “o dom da fé, o entusiasmo e o espírito de comunhão”, frutos de uma cultura de fraternidade e solidariedade que ensina o mundo inteiro a caminhar junto. “Raramente me inspirei em processos; inspiro-me em pessoas que vivem sua fé com entusiasmo”, afirmou o Papa, incentivando todos a serem construtores de paz e de comunhão, testemunhando o Evangelho com alegria.

Com tom afetuoso, lembrou sua mãe, que nos anos 70 lhe respondeu, ao falar sobre igualdade: “Não quero ser igual aos homens, porque já somos melhores!”. E contou a experiência de religiosas no Peru que, onde não há sacerdotes, batizam, celebram casamentos e evangelizam com coragem, exemplo vivo de serviço e liderança feminina na Igreja.

Leão XIV pediu também formação e paciência para superar resistências e medos, chamando a Igreja a ser sinal concreto de reconciliação, inclusão e esperança. “Devemos promover o respeito, a igualdade e a partilha de dons e responsabilidades. Que cada pessoa, segundo sua vocação, possa servir com liberdade e alegria na construção da comunhão e de uma Igreja verdadeiramente sinodal.”

Vamos mais uma síntese sobre a reflexão do Papa Leão XIV durante a reunião sobre o que a Igreja tem aprendido com a fé, comunhão e conflaternização com os irmãos e irmãs da América Latina:



********


Com informações, fotos e vídeo Instagram @vaticannewspt

Comentários

Oremos pelo nosso continente devido tantas estabilidades políticas

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias