FONTE DO ITAJURU: UM PONTO DE HISTÓRIA PRESERVAÇÃO



Localizado na área central da cidade, espaço faz parte do cenário cultural e histórico de Cabo Frio

Texto: Flávia Lira

Fotos: Ari dos Santos

Quem passa no caminho entre o centro da cidade e a rodoviária já viu a Fonte do Itajuru. O parque, cercado, é um dos principais pontos históricos na cidade. Os moradores que conhecem esse ponto histórico aproveitam o passeio nas sombras das árvores. Com vegetação diversificada e um história vasta, a fonte atrai a atenção de quem passa.

Mesmo que não exista uma documentação relativa à verdadeira função da fonte, tudo leva a crer que suas águas abasteciam um acampamento de pesca indígena tupinambá, além de fornecer água potável às fortalezas e embarcações europeias que traficavam pau-brasil na região.

- Após todo o desenvolvimento que a cidade passou ao longo desses 400 anos, alguns pontos fazem parte da referência dessa história. A Fonte do Itajuru que na verdade dava água pra cidade inteira até o inicio do século XX. São pontos que permanecem e que fazem parte dessa história. É importante que os moradores e visitantes saibam dessa história e conheçam esses pontos – disse o secretário de Cultura, José Facury.

História
Em 1847, por ordem de D. Pedro II e por ocasião da sua visita à cidade, foi construída uma guarita em pedra para proteger a fonte, com o teto decorado com azulejos importados. A Fonte foi de grande importância para a colonização da região, pois graças à sua excelente água potável, a cidade foi abastecida por ela até a metade do século XX.

Hoje é um espaço aberto a visitações e nos seus jardins encontram-se árvores nativas como o pau-brasil e a guabiroba. O jardim é bem agradável e completamente cercado de verde, Os banquinhos lá dentro são ideais para um bom descanso e para boas fotos.

A fonte está localizada na Avenida Júlia Kubitscheck, no Itajuru, e fica aberta diariamente das 8h às 17h.








Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias