PREFEITO DA CIDADE DE CABO FRIO FOI PRESENTEADO POR FUTUROS EXPOSITORES DA CASA DO ARTESÃO


Foto: Futuro expositores da Casa do Artesão


O artesanato de Cabo Frio viveu momentos de glória durante a abertura da I Semana do Turismo, na noite de terça-feira (23/9), no Teatro Municipal da cidade, lançado pela Secretaria Municipal de Turismo. O prefeito Alair Corrêa recebeu das mãos dos 40 artesãos que vão participar da Casa Artesanal, vários presentes que o encantaram.

E assim, o artesanato de Cabo Frio começa a ganhar o destaque tão esperado por sua coordenadora Setorial, Vânia Carvalho e o reconhecimento aos seus profissionais que tanto colaboram para o atrativo do turismo do município.

A partir desta quinta-feira (26/9), três palestras serão ministradas no auditório da Prefeitura de Cabo Frio, trazendo especialistas que irão sintetizar a visão histórica, empreendedora e terapêutica do artesanato em prol do profissional.

A ideia dessas palestras é começar a preparar o artesão para a qualificação no seu mercado de trabalho, melhora da sua autoestima e conhecimento da sua própria historia. No momento estas palestras serão apenas para os 40 artesãos que irão trabalhar na Casa Artesanal. Depois isso será extensivo a todos os artesãos de Cabo Frio

Empresários, autoridades e vários segmentos da sociedade puderam conferir, durante o evento, a diversidade e a qualidade do novo artesanato de Cabo Frio, com a explanação pelo superintendente do Turismo, Aldenir Soares do projeto da primeira Casa Artesanal que irá proporcionar o conhecimento do artesanato urbano, as novas técnicas utilizadas e trazer uma nova tendência artística e  cultural, criando uma nova identidade de múltiplas faces, que favorece muito o atrativo turístico e de negócios.

De acordo com a idealizadora do projeto, Vânia Carvalho, A Casa Artesanal vai apresentar decoração de todos  os ambientes  que compõem uma casa, mostrando uma variedade de trabalhos artesanais que podem servir tanto  para o uso pessoal como para decoração de pousadas, hotéis, lojas comerciais e residência.

- O projeto terá o acompanhamento da decoradora Rita Suzano que irá disponibilizar cada peça harmoniosamente conforme o ambiente apresentado: salão, banheiros, quartos, área externa, cozinha e recepção. Os artesãos estarão trabalhando com a equipe da secretaria de Turismo e com a decoradora a fim de realizar uma exposição de seus trabalhos para o entendimento dos objetivos e reconhecimento da importância do artesanato para o desenvolvimento turístico - explicou Vânia Carvalho, que contou com a colaboração da também coordenadora da Sectur, Lúcia Helena, na elaboração do projeto.

Na primeira edição, o projeto contará com a assinatura de 40 artesãos mostrando como é possível utilizar produtos feitos a mão, além de peças de artesanato reaproveitadas ou recicladas, na decoração de um ambiente.

- O artesanato vem ganhando destaque em Cabo Frio e no mundo, impressionando aqueles que têm curiosidade em saber de onde vem e como é feito, com isso o artesanato passou a ser explorado com grande repercussão no setor turístico. Dentre os atrativos o artesanato vem se destacando consideravelmente no turismo por ser um produto de grande valor histórico-cultural e a Casa Artesanal é uma forma inovadora de apresentar o artesanato de Cabo Frio, dentro das novas tendências de um mercado cada vez mais exigente, que procura originalidade, exclusividade e criatividade, além do mais o artesanato de Cabo Frio por sua versatilidade leva a vantagem de não demonstrar uma identidade única que torna o produto muito, mas adequado ao turismo de negócios e entretenimento - destaca Vânia Carvalho.

Texto: Telma Flora | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS