LULA ESCOLHE TERESA LEITÃO COMO LÍDER DO GOVERNO NO SENADO APÓS SAÍDA DE JAQUES WAGNER
![]() |
| (crédito: Agência Senado) |
Por: Alvaro Neves.
Postagem publicada às 17h05 desta quinta-feira, 25 de junho
de 2026
O presidente Lula (PT) escolheu a senadora Teresa Leitão
(PT-PE) como nova líder do governo no Senado. O cargo havia ficado vago depois
da saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia
Federal).
“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a
liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação
de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como
o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, anunciou Lula em
seu perfil no X, antigo Twitter.
Um dos aliados mais próximos de Lula, Jaques Wagner deixou a
liderança do governo na quarta-feira (24) depois de uma conversa com o
presidente. Ele resistia à hipótese de se afastar.
A fase da Operação Compliance Zero deflagrada pela PF na
última semana apura suspeitas de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem
de dinheiro. Além de Wagner, foram alvos Augusto Lima e Eduardo Sodré Martins,
enteado de Wagner e secretário no governo Jerônimo Rodrigues (PT-BA).
Os investigadores identificaram um pagamento de R$ 3,5
milhões de uma empresa ligada a Lima ao “núcleo familiar” de Wagner, o que,
segundo o ministro André Mendonça, relator do caso Master no STF, é uma das
evidências de proximidade entre o parlamentar e o senador.
Wagner também teria recebido de Lima um apartamento em
Salvador avaliado em R$ 2,5 milhões, além de viagens gratuitas em jatinhos
ligados ao Master, e ingressos para assistir a um show de uma “cantora
internacional” em Los Angeles, em 2023.
Em endereços ligados ao senador, agentes da Polícia Federal
encontraram US$ 55 mil e 33 mil euros (cerca de R$ 471 mil, em valores atuais).











Comentários