LULA PASSA POR CIRURGIA ÀS PRESSAS E ESTÁ INTERNADO EM UTI APÓS SENTIR DORES DE CABEÇA
Postagem publicada às 07h12 desta terça-feira, 10 de dezembro de 2024.
Hospital divulgou que presidente "encontra-se bem" e sob monitorização
Postagem publicada às 07h05 desta terça-feira, 10 de dezembro de 2024.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi hospitalizado às pressas, no fim da noite dessa segunda-feira (9), após sentir dor de cabeça. Ele foi encaminhado para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia para drenagem de um hematoma. O petista está internado em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, conforme a unidade de saúde, "encontra-se bem".
O boletim médico, divulgado aproximadamente às 03h30 desta terça-feira (10), detalhou que o chefe de Estado passou mal e procurou a sede do hospital ainda em Brasília, onde realizou uma ressonância magnética que mostrou uma hemorragia intracraniana.
A lesão seria decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro, quando o presidente caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e bateu a cabeça, tendo um "ferimento corto-contuso em região occipital", ou seja, um corte na região da nuca.
Acidente doméstico
Em 19 de outubro, Lula caiu em um banheiro da residência oficial da Presidência e bateu a região da nuca. Ele precisou levar cinco pontos e realizou exames de imagem, que foram repetidos. Na ocasião, o presidente ficou na unidade hospitalar por cerca de uma hora.
Ele foi liberado para voltar para casa, mas orientado a cancelar viagens longas pelas semanas seguintes – incluindo o embarque para a Rússia, onde participaria da reunião de cúpula do Brics.
Segundo o presidente, o acidente "foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada".
Em uma ligação com o então candidato petista à Prefeitura de Camaçari (BA), Luiz Caetano, Lula também chamou o acidente de "uma bobagem" que cometeu, acrescentando que precisa aguardar "três ou quatro dias", por recomendação médica, para saber "qual foi o estrago que fez a batida".
Cirurgia há um ano
Lula tem 79 anos. Há pouco mais de um ano, em setembro de 2023, o presidente fez uma artroplastia total do quadril direito - uma cirurgia para substituir, por uma prótese, a cartilagem desgastada naquela região do corpo. Quando o procedimento completou um ano, Lula passou por exames de revisão.
Mais informações npo decorrer dos fatos.
Comentários