QUEM É YAMANDÚ ORSI, PRESIDENTE ELEITO DO URUGUAI?

(crédito: foto reprodução para ilustração do texto)


Postagem publicada às 08h38 desta segunda-feira, 25 de novembro de 2024.

Ex-prefeito de Canelones, de 57 anos, pertence ao Movimento de Participação Popular (MPP), fundado pelo ex-presidente José “Pepe” Mujica

Yamandú Orsi, de 57 anos, foi reconhecido o vencedor das eleições presidenciais deste domingo (24) no Uruguai. Ele disputou a corrida pela coalizão de centro-esquerda Frente Ampla.

A sua vitória representa a volta da centro-esquerda ao comando do Uruguai após 4 anos da administração de Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, de centro-direita.

Orsi derrotou o candidato governista, de centro-direita, Álvaro Delgado. A disputa foi antecipada como uma eleição acirrada no país conhecido por sua política moderada.

O próximo presidente governará o Uruguai no período de 2025 a 2030. A posse será em 1º de março de 2025.

Em 1972, uma hérnia de disco impediu o seu pai de continuar trabalhando na lavoura e obrigou a família a se mudar para a cidade de Canelones, capital do departamento de mesmo nome, no interior do Uruguai. Lá a família abriu um armazém, onde ele também trabalhou.

Orsi foi educado em escola pública e também teve educação católica: foi coroinha de capela; mas hoje ele se define como agnóstico.

O interesse pela política – ele afirmou em várias entrevistas – começou devido ao fascínio pela música popular dos anos 70 e 80.

Logo após a volta da democracia no Uruguai, após a ditadura que assolou o país de 1973 a 1985, Orsi estudou por quatro anos para ser professor de história.

Mas, depois de vários anos trabalhando como dono de mercearia, professor e integrantes de escolas secundárias do departamento de Maldonado, a vida lhe reservava outro destino: a política.

A partir de 2005 ele foi secretário-geral da Prefeitura de Canelones e, a partir de então, sua vida foi a gestão política e a administração pública.

Em 2015 tornou-se prefeito de Canelones, o segundo departamento mais populoso do país, onde governou por dois mandatos consecutivos. Nas eleições internas de 2024 ele foi escolhido como candidato do partido de centro-esquerda Frente Ampla, que buscava reconquistar o poder no país.

Dois de seus grandes mentores políticos foram o ex-presidente uruguaio José Mujica e sua esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky; além de Marcos Carámbula, ex-prefeito de Canelones, com quem já trabalhou.


********


Com informações CNN Brasil. 


Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias