BOAS NOVAS: "PREFEITURA GARANTE O BIKE ORLA NO PERÓ"
A Prefeitura de Cabo Frio garantiu que o projeto Bike Orla não será desativado na orla do Peró. A promessa foi feita nesta segunda-feira depois que moradores e veranistas protestaram contra a decisão da Guarda Municipal de acabar com o projeto, que há muito era reivindicado pela comunidade. O programa consiste no patrulhamento da zona turística do Peró com guardas que usam bicicletas para facilitar a locomoção, principalmente na alta temporada. O serviço também é feito por dois guardas que usam motocicletas.
Os próprios guardas municipais, que pediram para não serem identificados, informaram que há 15 dias estavam trabalhando a pé por falta de bicicletas. Além disso, a escala de serviço dos guardas ciclistas determinava que eles fossem transferidos para a Praia do Forte a partir de 1º de junho. As informações foram levadas a integrantes do movimento Amigos do Peró, que fizeram protestos junto ao prefeito José Bonifácio e a seus secretários. No fim da tarde, o secretário de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, Jefferson Buitrago, garantiu que não haverá solução de continuidade no serviço.
-- A extinção do patrulhamento seria um grande retrocesso. A orla do Peró tem vias onde não é permitida a circulação de veículos, por isso o patrulhamento em bicicletas é fundamental. Um cicle do bairro se ofereceu para fazer a manutenção das bikes. O Peró não pode prescindir deste serviço – disse Jorge Murilo de Oliveira, dos Amigos do Peró.
A segurança será um dos assuntos que será discutido neste sábado, às 10 horas, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente no Peró. Na ocasião, será lançada a campanha SaneamentoJá, com objetivo de discutir a falta de saneamento no bairro e a decisão da prefeitura de suspender o serviço de coleta de esgotos dos quiosques da orla. Outro assunto serão os rumos do projeto Bandeira Azul. Os oito agentes que cuidavam do ordenamento do trecho que possui o certificado internacional de qualidade ambiental foram dispensados, o número de guardas municipais na orla foi reduzido e o número de coordenadores foi reduzido de dois para apenas um.
Procurado por moradores, o vereador Douglas Felizardo prometeu interferir junto à administração municipal, assim como o deputado estadual Luís Martins, ambos procurados por moradores e veranistas, que não conseguiram se reunir com o prefeito José Bonifácio para levar as reivindicações do Peró. Os moradores também reclamam da ausência da Polícia Militar, sobretudo à noite. Eles têm recorrido, em vão, ao serviço 190 para pedir providências em relação a festas particulares com aglomeração que vêm ocorrendo na orla e na zona urbana à noite.
Durante o evento de sábado, será lançado o projeto de monitoramento “Mais Ciência cidadã, menos bitucas nas praias”, às 10 horas na área certificada da Bandeira Azul e às 12 horas no Pontal do Peró. Os moradores também vão pedir ao vereador e ao deputado que os ajudem a manter o projeto “Atletas do Peró”, que conta apenas com ajuda dos alunos e do comércio local, sem apoio da Prefeitura, que deixou de manter um professor a serviço do projeto para os idosos do bairro. A programação será encerrada com uma exposição de fotografias aéreas da Região dos Lagos, em especial do Peró, na comemoração dos 50 anos do ambientalista Ernesto Galiotto na Costa do Sol.
*****************
Com informações da Assessoria de Comunicação Amigos do Peró.
Comentários