VEJA AS PRIMEIRAS NOTÍCIAS DIVULGADAS PELA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DE CABO FRIO NESTA SEXTA-FEIRA (15)



O Blog "O Eterno Aprendiz" traz para o amigo internauta, as primeiras notícias divulgadas pela Coordenadoria de Comunicação de Cabo Frio neste sexta-feira (15/06). Com destaque para os seguintes temas: Municípios da Região dos Lagos compartilham experiências em orientação educacional; Alunos da Rede Municipal passam por avaliação nutricional; Educação lança sistema on-line de registros de ocorrências; Cabo Frio institui o dia 9 de julho para homenagear Sebastião Lan._Vamos aos temas?





- Municípios da Região dos Lagos compartilham experiências em orientação educacional

Fórum reuniu profissionais que atuam nas redes municipais de dez cidades.


Uma manhã de reflexão, aprendizado e troca de experiências. Assim foi a sexta edição do VI Fórum de Orientação Educacional, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, nesta quarta-feira (13), no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. O evento contou com a participação de técnicos de dez municípios e teve apresentação especial do coral de alunos da Escola Municipal Zélio Jotha, formado por 40 alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.


Durante a abertura, o secretário de Educação de Cabo Frio, Alessandro Teixeira (foto), agradeceu a presença dos municípios vizinhos, reconhecendo o trabalho incansável das equipes da Seme em prol do desenvolvimento do setor no município. “Precisamos crer na pauta da Educação, que é o que a gente acredita. Temos uma grande responsabilidade e é necessário revisitar nossa experiência para aprendermos juntos”, destacou Alessandro, ressaltando a importância do papel do orientador educacional na escola, especialmente no apoio aos estudantes para que encontrem e construam sua própria caminhada.

Para a professora Mariza Brum, diretora do Departamento de Orientação Educacional da Seme, o evento superou as expectativas e a próxima edição deve ocorrer no segundo semestre, em Maricá. “Pelas próprias falas dos representantes dos demais municípios recebemos uma visão muito boa para desenvolver novas questões dentro das nossas equipes. Percebemos uma comunhão e confraternização de ideias, emoções e ações”, destacou ela, que durante a abertura do evento ministrou palestra com o tema “A Orientação Educacional Reescrevendo a História” e abordou também os 50 anos de criação da Lei Nº 5.564, que provê sobre o exercício da profissão de orientador educacional.

Com a pergunta “Como você está se sentindo hoje?”, a professora Thatiana Tavares Pereira, presidente da Associação Fluminense dos Orientadores Educacionais (Asfoe), desafiou a plateia a desenvolver a escuta, com atenção, rompendo uma das características comuns a nova realidade vivenciada, que é o isolamento pessoal e coletivo. A partir da palestra “Inteligência Emocional em Tempos de Relações Líquidas”, Thatiana fez um convite à humanização das relações, promovendo o resgate de valores como generosidade, partilha, empatia, simplicidade e cuidado. A palestrante falou, ainda, sobre a importância de valorizar a história de vida de cada um. “Somos pedaços de gente cercados de indiferença por todos os lados”, alertou, convocando a estar em grupo e, juntos, quebrar a frieza das relações contemporâneas.

Finalizando a programação, os municípios presentes apresentaram a estrutura e dinâmica da Orientação Educacional em suas redes, possibilitando um panorama das atividades realizadas na Região dos Lagos. Participaram do evento representantes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

Participação especial

Além do coral, que emocionou o público, evento também teve divulgação do artesanato produzido por pessoas com deficiência assistidas pelo Centro Dia de Referência, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social, com destaque às peças em mosaico. Teve também apresentação de material didático do professor Leo Fraiman e, ainda, sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).




- Alunos da Rede Municipal passam por avaliação nutricional


Levantamento possibilita traçar estratégias para melhorar situações de peso inadequadas


Com o objetivo de analisar o estado nutricional dos alunos da Rede Municipal, a gerência de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação de Cabo Frio vem realizando nas unidades escolares um trabalho de conscientização quanto à importância dos bons hábitos alimentares. Até o momento 318 estudantes, de quatro escolas, já participaram da atividade de avaliação nutricional.

Ao fazer a análise do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos, usando como base peso e altura, as nutricionistas da Secretaria constataram que 221 alunos estão em condições normais e 97 encontram-se com baixo peso ou sobrepeso.

A nutricionista Fabiana Rosa, responsável técnica da Nutrição Escolar, explica que essa é uma atividade de rotina importante para detectar o quadro nutricional dos estudantes, traçar estratégias e, quando a situação requer, fazer ajustes no cardápio ou encaminhamento ao serviço de saúde ou de nutrição do Município.

Nessa etapa da pesquisa foram avaliados os estudantes das escolas municipais Professor Achilles Almeida Barreto (92), Robinson Carvalho de Azevedo (88), São Cristóvão (70) e da Escola Estadual Municipalizada Teixeira e Souza (68), do 3º ao 9º do Ensino Fundamental.






- Educação lança sistema on-line de registros de ocorrências

Ferramenta será apresentada aos diretores da Rede Municipal nesta sexta, dia 15


A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cabo Frio lança o Sistema de Ocorrências, nesta sexta-feira, 15, a partir das 14h, na Escola Municipal Professor Edilson Duarte com a presença de diretores das 87 unidades escolares. A ferramenta, desenvolvida pela Assessoria Especial de Tecnologia da Informação da pasta, foi anunciada pelo prefeito em exercício Aquiles Barreto, na última quinta (7), durante cerimônia de posse dos membros da Comissão Permanente de Diretores da Rede Municipal de Educação.

A ferramenta substitui os tradicionais “livros de ocorrências” de registro manual utilizados pelas escolas, possibilitando o lançamento dos incidentes diretamente no banco de dados da secretaria. Márcia Almeida, responsável pelo projeto, explica que a partir da alimentação do sistema, que será feita pela direção escolar e orientadores educacionais, a pasta terá uma visão geral das ocorrências, possibilitando que estatísticas e diagnósticos sejam gerados.

As ocorrências, preservando o sigilo das pessoas envolvidas, poderão ser consultadas por entidades parceiras entre elas conselhos tutelares, Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça, além das parcerias no âmbito do poder executivo, como é o caso da Ronda Escolar da Guarda Municipal e da Coordenadoria-Geral da Criança e do Adolescente. Os dados poderão ser pesquisados por região, faixa etária, gênero, tipos de conflitos entre outros recortes. Como o novo sistema será integrado ao Sigete (Sistema de Gestão de Tecnologia Educacional), onde o banco de dados dos alunos da Rede e servidores está armazenado, a inclusão das ocorrências será simplificada e rápida.




- Cabo Frio institui o dia 9 de julho para homenagear Sebastião Lan

Prefeito em exercício recebeu representantes dos trabalhadores rurais

O prefeito em exercício, Aquiles Barreto, recebeu em seu gabinete representantes do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Cabo Frio para discutir a instituição de uma data para homenagear Sebastião Lan, precursor dos direitos do trabalhador rural em Cabo Frio. Foi definido que o dia para fazer o reconhecimento a esse grande nome da história cabo-friense será o dia 9 de julho. Para marcar a implantação da data, o sindicato está elaborando uma programação recheada de atividades que serão realizadas ao longo daquele dia. A programação será divulgada assim que for definida.

“Temos que valorizar a nossa história, que é muito rica. Sebastião Lan foi um grande ícone da nossa cidade no século passado e merece essa homenagem. Nada mais justo criar um dia para celebrar a sua história, o seu legado”, frisou ele, acrescentando que em junho completou 30 anos da morte de Sebastião Lan.

História
Sebastião Lan nasceu em 1942, no Espírito Santo. Chegou a Cabo Frio em 1968 e instalou-se no bairro Campos Novos, local que passava por sérios conflitos entre grileiros e lavradores. Nessas terras, escreveu sua história de luta pela regularização fundiária. Organizou a reabertura do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que havia sido fechado pelos militares. Foi eleito presidente do sindicato e quatro meses depois de ter assumido, no dia 06 de junho de 1988, véspera de sua ida à Brasília, onde entregaria importante relatório ao Ministro da Reforma Agrária, Sebastião Lan sofreu um atentado na Rodovia Amaral Peixoto, levando seis tiros. Morreu cinco dias depois, aos 46 anos de idade.*

Sebastião Lan é lembrado por toda a sua história de luta em defesa dos trabalhadores rurais. Ele contribuiu de forma exemplar para o desenvolvimento trabalhista e social da cidade de Cabo Frio, bem como pelos direitos dos trabalhadores rurais. Atualmente dá nome ao mercado que abriga a feira do bairro Jardim Caiçara.

*Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)



*********************


Att.

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS