VEJA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS EMITIDAS PELA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DE CABO FRIO NESTA SEXTA-FEIRA (18)


 


O Blog "O Eterno Aprendiz" traz para o amigo internauta, as principais notícias divulgadas pela Coordenadoria de Comunicação de Cabo Frio nesta sexta-feira (18/05). Com destaque para os seguintes temas: Cras Central realiza quase 800 atendimentos em mutirão; Assistência Social avalia projeto de internet nas praças; Cabo Frio segue com baixo risco de infestação por Aedes aegypti; Cultura inaugura “Museu Humanidades” nesta sexta. 


_Vamos as postagens? 

- Cras Central realiza quase 800 atendimentos em mutirão

Cras do Jardim realiza a atividade nesta sexta (18)

Moradores de Cabo Frio participaram ativamente do mutirão realizado pelo Cras Central, esta semana, que resultou em 755 atendimentos em serviços e atividades variadas. A iniciativa acontece ao longo do ano dentro dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), mas também é aberta ao público em geral para ampliar o acesso de mais pessoas aos serviços. O próximo mutirão é o do Cras do Jardim Esperança, nesta sexta (dia 18), das 10h às 16h, na praça do bairro.

O mutirão do Cras Central aconteceu na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio. Foram realizados sete atendimentos do Acessuas, 45 do Programa Bolsa Família, entre informações e consultas; 321 medições de glicose e 201 aferições de pressão. Teve ainda 26 demonstrações de turbantes, além de aplicação de flúor e 47 testes de hepatite C entre outras atividades.

Na atividade do Jardim serão ofertados cadastramento de usuários no Cras, bem como cadastro e atualização de registro de idosos e de portadores de deficiência; benefíciários do Benefício de Prestação Continuada (BPC); inscrição para diversas oficinas dos Cras para aqueles que já são cadastrados nas unidades e subregistro. Haverá ainda posto da Coordenadoria-Geral da Mulher, do Acessuas e do Programa Bolsa Família e participação do Procon orientando moradores com relação aos deveres e direitos do consumidor.

Um estande com equipe da Prolagos irá verificar a aplicabilidade da Tarifa Social. Para aderir ao programa da concessionária o consumidor deve preencher quatro requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; imóvel com construção de até 50 m²; fazer parte de algum programa social do governo e ter média de consumo anual de 10 m³ de água.

Cronograma dos Mutirões dos Cras

MAIO

Dia 15 – Central

Dia 18 – Jardim Esperança

Dia 23 – Monte Alegre

Dia 25 – Tamoios

Dia 30 – Jacaré

JUNHO

Dia 06 – Botafogo

Dia 07 – Manoel Corrêa

Dia 08 – Maria Joaquina

Dia 12 – Monte Carlo






- Assistência Social avalia projeto de internet nas praças.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Cabo Frio, Jefferson Vidal, em sua primeira Sessão Ordinária a frente dos trabalhos legislativos, recepcionou o 1º Suplente de Vereador pelo MDB, Zé Ricardo, que assumiu como vereador, ocupando a cadeira do titular, Aquiles Barreto (SD), que assumiu interinamente a Prefeitura do município de Cabo Frio.



Zé Ricardo é nascido em Cabo Frio, casado, tem 52 anos de idade, e foi vereador em dois mandatos consecutivos. Atualmente respondia pela Chefia de Gabinete da Prefeitura de Cabo Frio e assumiu a suplência efetivamente no dia 14 de maio do corrente ano.



“Zé Ricardo é um quadro valioso, respeitado e se tornará um decano desta Casa Legislativa. Me sinto honrado em recepciona-lo nesta oportunidade.” – Disse Jefferson Vidal.

"Foto divulgação da internet para ilustração do texto."


- Cabo Frio segue com baixo risco de infestação por Aedes aegypti

Levantamento revelou que a cidade alcançou as metas adotadas pelo Ministério da Saúde no combate ao mosquito

A Vigilância Ambiental em Saúde divulgou, nesta quinta (17), o resultado do terceiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Cabo Frio este ano. Equipes percorreram 6.449 imóveis por toda a cidade entre 7 e 11 de maio, sendo encontrados 41 imóveis com focos do mosquito. Com isso, a infestação verificada foi de 0,7%, um índice considerado satisfatório, de acordo com as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde.

O Aedes aegypti é responsável por doenças como dengue, zika e chikungunya e tem maior infestação no período do verão. O índice é o mesmo do LIRAa anterior, que foi verificado em março. O objetivo do levantamento é o de direcionar as ações de controle do mosquito para as áreas mais críticas.

O calendário de medição do LIRAa é definido pelo Governo do Estado e prevê cinco ciclos, com intervalos regulares, mas que podem ser modificados em caso de necessidade da Secretaria Estadual de Saúde. A próxima medição está prevista para o mês de agosto, entre os dias 6 e 10.

Apesar de não estarmos na época de maior incidência do mosquito e de o índice ter se mantido na zona de baixo risco, toda a população deve ficar atenta e manter as ações cotidianas de prevenção para coibir a proliferação do mosquito. “A população tem que ter consciência dos riscos das doenças causadas pelo mosquito e continuar fiscalizando os possíveis locais de focos, sempre olhando o lixo, caixas d’água e qualquer local que possa ter acúmulo de água”, disse a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Andreia Nogueira.





- Cultura inaugura “Museu Humanidades” nesta sexta

Abertura do espaço vai contar com a exposição “Generoso Olhar” dos assistidos pelo CAPS

Nesta sexta-feira (18), às 14h, a Secretaria de Cultura de Cabo Frio vai inaugurar o “Museu Humanidades”, no 2º andar do Solar dos Massa. A instituição segue a proposta do Museu da Empatia (itinerante internacional) e do Museu do Inconsciente (RJ), de modo a aproximar todos os seres humanos. Evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Segundo a diretora Departamento de Políticas Culturais/Projetos, Susiane Borges, “o Museu Humanidades é um espaço de contato com a produção de formas de existências humanas diversas, proporcionando experiências que ampliem nossa visão e possibilidades de ser, ao encontrar na arte e cultura, um espaço de interseção das realidades psíquicas e emocionais”.

A abertura do espaço vai contar com a exposição “Generoso Olhar”, acervo organizado pela equipe do CAPSi (infanto-juvenil), sob a coordenação da psicóloga e musicoterapeuta Renata Figueiredo e direção da Coordenadora de Saúde Mental, psicóloga Sandra Aquino. A concepção artística e montagem são da Secretaria de Cultura, por meio do Departamento de Políticas Culturais/Projetos. Todas as obras foram produzidas pelas crianças e jovens do CAPSi.

A inauguração do museu acontece na data em que se comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Essa parceria entre as secretarias de Cultura e Saúde segue o programa transversalidade iniciado no ano passado. Na segunda-feira, dia 21, a Secretaria de Cultura acompanhará a equipe dos CAPS e transportará os usuários ao evento institucional de apoio à Luta Antimanicomial realizado pelo curso de Psicologia da Veiga de Almeida.

O Solar dos Massa fica localizado na Praça Dom Pedro II, no Centro de Cabo Frio.



Textos, fotos e arte: Coordenadoria de Comunicação de Cabo Frio. 





Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS