O CHARITAS SOFRE AÇÃO DE VANDALISMO NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA




Um dos mais importantes pontos turísticos e  culturais da cidade de Cabo Frio, o prédio onde funciona a Casa de Cultura José de Dome, conhecida como Casa Charitas, sofreu durante este final de semana uma ação de vandalismo, com tentativa de arrombamento. 

Segundo informação do Secretário de Municipal de Cultura, professor Ricardo Chopinho um dos mais importantes pontos turísticos e  culturais da cidade de Cabo Frio, o prédio onde funciona a Casa de Cultura Jose de Dome, conhecida como Casa Charitas. Sofreu durante este final de semana uma ação de vandalismo, com tentativa de arrombamento. As medidas cabíveis já foram realizadas, como os consertos e o registro do Boletim de Ocorrência (BO), na 126ª DP de Cabo Frio e as devidas informações transmitidas a Guarda Municipal. 

A casa foi construída em 1837 e recebeu o nome de Charitas ou Casa de Caridade por abrigar crianças abandonadas. Nessa época era muito freqüente o abandono de crianças filhas de escravos e índios. A casa possuía uma roda na entrada que era o mecanismo usado para recolher as crianças e, por esse motivo ficou conhecida como Casa da Roda.

Além de ter funcionado como orfanato, foi abrigo nos tempos da Segunda Guerra mundial, fórum, biblioteca municipal e sede da Secretaria Municipal de Cultura.

Hoje, a Casa Charitas abriga a exposição de José Dome, artista plástico que viveu muitos anos na cidade.

Uma casa voltada, hoje, para a cultura promove constantemente seminários, oficinas, palestras, apresentaçao de música, dança e teatro.

Também são oferecidos cursos de piano, inglês, desenho, pintura entre outras a preços populares.

O pátio dos fundos da Casa Charitas abriga outro tesouro histórico da cidade: o Pelourinho, do ano de 1660. Trata-se de uma coluna de pedra onde eram afixados os editais da Câmara e onde eram expostas os criminosos à espera do castigo.

É uma casa que diariamente apresenta um grande número de visitantes.

A Casa Charitas fica na Avenida Assunção, no Centro da cidade, e está aberto à visitação de segunda a sexta, das 8h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados o horário de funcionamento é das 14h às 20h.

Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias