PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÃO DO FESTIVAL ALOHA SPIRIT COM PARTICIPAÇÃO DE 1.333 ATLETAS
Dezesseis estados brasileiros foram representados no evento
Começaram as competições do II Festival Aloha Spirit em Cabo Frio. O sábado foi recheado de provas e o público compareceu em bom número. O vento forte de sexta-feira não apareceu, o que proporcionou uma disputa mais acirrada dentro da água. Ao todo foram 1.333 inscritos em todas as competições e 16 estados foram representados, de todas as regiões do país.
A competição começou cedinho, às 8h, com a prova de stand up paddle kids. Logo depois começaram as provas de stand up paddle profissional e amador e a competição de canoa havaiana.
A modalidade stand up paddle, SUP, contou com mais de 200 atletas, entre profissionais e amadores.
Entre os profissionais de SUP, no masculino o grande campeão foi Guilherme de Souza. Ele elogiou o percurso e a organização da prova:
"Foi uma prova muito boa. Tinha uma corrente muito forte, mas o percurso foi alucinante. Teve uma condução up contra o vento, lateral e down wind. A organização está de parabéns. Agora é focar pra competição de amanhã, vou fazer de tudo para tentar ganhar de novo" - disse o campeão.
A edição de Cabo Frio registrou uma grande participação de mulheres. De todos os participantes, 40% eram do sexo feminino.
Falando nelas, a grande atração do evento foi Lena Guimarães (foto). A atleta local é a atual número um do Brasil no SUP e faz parte de uma das melhores equipes de canoa havaiana OC6 do país. Ela levou o público ao delírio ao conquistar duas medalhas neste sábado. Ela venceu a competição de 15 km de canoa havaiana com a equipe de Cabo Frio, Mana Brasil. Logo depois ela partiu pros 9 km do SUP, no qual terminou em segundo lugar. Lena falou sobre a maratona:
"Foi demais terminar em segundo no stand up. O problema foi a prova de canoa, que foi muito desgastante porque viemos brigando pela ponta até o fim. Eu nem tive tempo de comemorar a vitória na canoa, já tive que ir correndo pro SUP. Mas eu estou satisfeita, chegar em segundo depois de uma prova difícil com a canoa é gratificante" - conta ela.
Lena ainda falou sobre o fato de competir na sua cidade, com a torcida toda a seu favor:
"Competir no quintal de casa é maravilhoso, pertinho dos amigos, da família. E essa proximidade incentiva a prática do esporte, a atividade física e a interação com o mar" - ressalta ela.
Além das provas de SUP e Va'a, foram disputadas também as provas técnicas de Paddleboard. Os resultados das provas realizadas na manhã deste sábado:
SUP
Kids masculino: Dahvi Muggler Junior masculino: Gabriel Carvalho
Junior feminino: Maria Eduarda Nascimento
Va' a OC6
Canoa Havaiana Feminino Open: Equipe Mana Brasil com o tempo de 1:14:08. Integram a equipe Marta Porto, Dayone Rossi, Alice Moreno, Andresa Saboya, Silvia Hargreaves e Lena Guimarães.
O Festival também contou com tenda de ioga aberta ao público. A próxima e última etapa do Festival Aloha Spirit 2017 será em Salvador.
Comentários