IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ACONTECEU NESSA QUINTA
Encontro contou com a participação de especialista
O IV Seminário de Educação Especial reuniu na manhã de quinta-feira, dia 01, na Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), professores, diretores e orientadores educacionais do município para o evento onde discute e expõe estratégias para aprimorar a qualidade na educação inclusiva. Neste ano, o tema central do evento foi “TDAH – Trabalho, Desafio, Amor, Humor”.
O seminário foi comandado pela Coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE) de Iguaba Grande, Simone Mendonça, que segundo ela o objetivo é reunir a equipe técnica e especificar sobre o TDAH, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. “Esse é um tema novo em nossas palestras sobre a Educação Especial porque agora estamos começando a iniciar um trabalho mais direcionado para esses alunos e já contamos também com amparo de algumas legislações. Temos uma demanda considerável de crianças com deficiência em nosso município e devido a isso é necessário cada vez mais buscar uma capacitação”, explicou a Coordenadora.
O evento também contou com a participação de Rita Thompson, Mestre em Educação e Especialista em Psicomotrocidade pelo Instituto Superior de Reabilitação Psicomotora (ISRP) de Paris (foto), que palestrou sobre o tema “TDAH – Como lidar em sala de aula?”, que também enfatizou a importância dos profissionais da Educação estarem preparados para recepcionar esses alunos com esse tipo de necessidade. “Com o sistema de inclusão você tem alunos com diferentes transtornos e graus diferentes em cada um deles, com isso a criança pode ter grandes prejuízos na parte acadêmica. Então, o professor precisa estar por dentro e conhecer do que se trata esse problema e aprender a como lidar com ele para ajudar da melhor forma a estes alunos”, explicou a especialista.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
A Secretária Municipal de Educação e Cultura de Iguaba Grande Sheilla Atalla, participou do Seminário e argumentou sobre os avanços no que diz respeito à Educação Especial. “Estamos buscando a aprender e nos aprofundarmos em relação à Educação Especial, sabemos que estamos longe, ainda, da perfeita inclusão, mas acredito que esse é o caminho para termos definitivamente uma Educação para todos”, concluiu a Secretária.
O evento encerrou por volta de 12h e cada profissional recebeu um kit preparado pela SEMEC, com informações detalhadas sobre os aspectos do TDAH.
Texto: Daniele Beldon/Fotos: Felipe Lopes.
***************
Att;
Jornalista Daniele Beldon/Assessoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura de Iguaba grande.
Comentários