CADASTRO DO ARTESÃO EM CABO FRIO FORMALIZA CERCA DE 360 PROFISSIONAIS

Participaram da mesa diretora do evento da solenidade de encerramento da esquerda para a direita: Subsecretário João Felix, o secretário municipal de Cultura, Ricardo Machado a subsecretária adjunta de Turismo do Estado, Néia Marioz



Registro foi concedido gratuitamente em três dias de cadastramento.

Foi finalizado nesta quinta-feira (29) o cadastro da Carteira Nacional do Artesão em Cabo Frio. Cerca de 360 profissionais, sendo 50 de Tamoios, efetivaram o procedimento nos três dias de cadastramento realizado na Faculdade da Região dos Lagos (Ferlagos). O cadastro foi concedido gratuitamente em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ/TurisRio). O registro da carteira tem como objetivo fazer mapeamento do setor para implantação de políticas públicas para a categoria e impulsionar a prática através de feiras e eventos oficiais do município.

Para o secretário de Cultura, Ricardo Machado, a avaliação das peças apresentadas pelos artesãos para a emissão do documento foi relevante, pois identificou os trabalhos realizados pelos artistas. “O cadastro foi uma oportunidade para poder detectar quem é realmente artesão, já que os profissionais passaram por uma curadoria, que avaliou as peças mostradas pelos artistas e certificou a habilidade e as técnicas usadas nos objetos”, disse o secretário.

O cadastro aconteceu de forma unificada na Ferlagos, que se colocou como parceira no projeto. A Carteira Nacional do Artesão é válida como identidade em todo território nacional e insere automaticamente o artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).



*********************


Texto e foto Coordenadoria de Imprensa da Prefeitura de Cabo Frio. 

Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias