UVA REALIZA PROJETO QUE JÁ SENSIBILIZOU MAIS DE 1000 ALUNOS SOBRE O USO INDEVIDO DE DROGAS
"Foto divulgação para ilustração do texto."
Sensibilização já atingiu mais de mil alunos de escolas públicas e particulares da Região dos Lagos
Sensibilizar e orientar adolescentes sobre o uso indevido de drogas, oferendo subsídios para que eles internalizem os comportamentos de riscos, se fortaleçam e desenvolvam um senso crítico para dizer não com convicção. Esta é a proposta de um projeto de extensão que o curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), iniciado há um ano, contemplando escolas públicas e particulares da Região dos Lagos. Nesta terça-feira, 30, alunos das escolas municipais Capitão Costa e Dulcinda Jotta, em São Pedro da Aldeia, participam das atividades.
De maneira lúdica, informações são repassadas, por meio de palestras vivenciais, exibição de vídeos e dramatização. Desde que o Encontro de Sensibilização ao Uso Indevido de Drogas foi implantado, cerca de 1,1 mil estudantes participaram da programação. Até o fim do semestre, serão visitadas as escolas aldeenses Professora Miriam Alves Guimarães, do dia 6 de junho, Retiro e Maria da Gloria, ambas no dia 13.
À frente do trabalho estão o aluno de Psicologia, José Ricardo da Silva, que possui formação como conselheiro em dependência química e tem mais de uma década de experiência na área, e a professora Daniela Magalhães. “O projeto visa orientar, informar e promover reflexões sobre o tema, colaborando, assim, com a possibilidade de redução do índice do uso de drogas e suas problemáticas na população infantojuvenil da região”, informa a professora.
José Ricardo conta que a receptividade das escolas tem sido bastante positiva e que os alunos demonstram muita curiosidade sobre o assunto. O conselheiro destaca que os adolescentes são mais vulneráveis não apenas pela influência e necessidade de aprovação do grupo, mas por fatores biológicos, como o desenvolvimento do cérebro. “Ele precisa ter postura para não ceder à pressão do grupo”, ressalta.
Capacitação
No dia 20 de junho, atendendo a uma demanda da Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia, gestores, orientadores e supervisores escolares participam de um minicurso sobre o tema. Serão realizados dois encontros, contemplando cerca de 60 profissionais, com o objetivo de auxiliar o corpo docente e administrativo das escolas a construir coletivamente um plano de prevenção ao uso indevido de drogas. José Ricardo lembra que é fundamental contemplar a realidade local nos planos, daí a necessidade de ser construído coletivamente, com a participação de toda a comunidade estudantil.
**************
Att,
Andréa Luiza Collet Assistente de Comunicação Marketing, Relações Institucionais & Serviços ao Aluno.
Comentários