UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - SEMANA DO MEIO AMBIENTE CONVIDA PARA A REFLEXÃO

Semana do Meio Ambiente, que acontece nos dias 30 e 31 de maio, com uma série de palestras, seminário, apresentação de trabalhos acadêmicos e distribuição de mudas de árvores nativas ( Foto do Arquivo da UVA Campus Cabo Frio). 

Comunidade estudantil apresenta trabalhos desenvolvidos com a temática

Reflexão para a ação. Esta é a proposta da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, para a Semana do Meio Ambiente, que acontece nos dias 30 e 31 de maio, com uma série de palestras, seminário, apresentação de trabalhos acadêmicos e distribuição de mudas de árvores nativas. O evento antecipa as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de junho, em virtude do período de provas.

Abrindo a programação, na manhã de terça-feira, 30, alunos dos cursos de Comunicação Social apresentam o Seminário "Consumo, identidade e moda". A discussão foi proposta pela disciplina Comunicação e Sociedade de Consumo, ministrada pela professora Vanessa Ribeiro, e terá uma nova abordagem às 18h30. No auditório principal, o público pode participar da mostra de trabalhos sobre Direito Ambiental. A programação retorna às 19h, com a palestra “Aspectos relevantes do ICMS Verde no Estado do Rio de Janeiro”, ministrada pela professora Camila Arruda. Na sequência, haverá mostra de documentários sobre Direito Ambiental.

Na quarta-feira, 31, a partir das 19h, no auditório principal, haverá palestra sobre o processo de certificação internacional Bandeira Azul, pleiteado pela Praia do Peró, com Paulo Bayer. Em seguida, estudantes do curso de Serviço Social apresentam os resultados de projetos de iniciação científica. Daniele Hernandes falará sobre o projeto “Colheita do Bem - multiplicando o verde e semeando ideias” e Vanessa Amorim abordará questões ambientais do município de Cabo Frio. Durante o intervalo, haverá doação de mudas de árvores nativas.

A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, professora Flávia Targa, lembra que as ações têm como objetivo sensibilizar os participantes para uma reflexão sobre as questões ambientais. “Todas as profissões possuem responsabilidade ambiental e nesse contexto as discussões sobre meio ambiente devem permear todas as áreas”, destaca, acrescentando a necessidade de integrar cada vez mais os diversos cursos nas discussões. “A participação dos alunos de Serviço Social, Publicidade e Direito é fundamental para enxergarmos os diferentes pontos de vista em relação ao meio ambiente”, enfatiza.

Mutirão

No dia 3, a convite da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente e da comissão do projeto de certificação internacional Bandeira Azul da Praia do Peró, alunos da Veiga de Almeida participam de um mutirão de limpeza da praia. Das 10h às 13h, o grupo de voluntários percorrerá cerca de um quilômetro da faixa de areia, recolhendo microlixo e outros resíduos que encontrarem. A ação de educação ambiental é um dos critérios para obtenção da certificação. O professor Eduardo Pimenta, coordenador do curso de Gestão Ambiental, lembra que para os futuros profissionais atividades desta natureza contribuem para o processo de formação, pois possibilitam a identificação na prática de conceitos e teorias vistos em sala de aula. Participam estudantes dos cursos de Gestão e Engenharia Ambiental, de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia.



********************


Att,


Jornalista Andréa Luiza Collet /Assistente de Comunicação Marketing, Relações Institucionais & Serviços ao Aluno.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS