FORÇA ARMADAS COMEÇAM A DEIXAR ESPLANADA DOS MINISTÉRIO

O presidente Michel Temer revoga decreto que autorizou o emprego das Forças Armadas para garantir a lei e a ordem na Esplanada dos Ministérios, fotógrafo José Cruz/Agência Brasil.


A Esplanada dos Ministérios amanheceu hoje (25) com militares protegendo os prédios públicos. A medida atende decreto do presidente Michel Temer publicado ontem (24) em edição extra do Diário Oficial da União, que “autoriza o emprego da Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Distrito Federal”. O objetivo da medida era garantir a segurança dos servidores que trabalham nos ministérios e outras autarquias no centro da cidade.

Logo pela manhã desta quinta-feira (25), o presidente Michel Temer revogou o decreto de ontem que autorizava o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no Distrito Federal, em especial na Esplanada dos Ministérios. Logo depois que vândalos depredaram a fachada de ministérios na Esplanada, durante protesto contra o governo do presidente Temer e reformas trabalhista e da Previdência, (fotógrafo Marcello Casal Jr/Agência Brasil). 

O decreto de revogação foi realizada da mesma forma que foi autorizado, com publicação em edição extra do Diário Oficial da União.

A revogação foi publicada enquanto o presidente Temer estava reunido no Palácio do Planalto com os ministros Raul Jungmman, da Defesa; Eliseu Padilha, da Casa Civil; Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Antônio Imbassahy, da Secretaria de Governo e com o general Sérgio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.



Governo justificou a presença das Forças Armadas em Brasília como que para garantir a integridade dos prédios públicos na Esplanada dos Ministérios, bem como a segurança de servidores que lá trabalham, depois que um grupo de cerca de 50 pessoas usando máscaras no rosto promoveu um quebra-quebra em meio à manifestação Ocupa Brasília – contra o governo do presidente Michel Temer e as propostas de reformas apresentadas pelo governo.

A atuação militar na esplanada estava restrita à área dos prédios dos ministérios e palácios.

O Ministério da Defesa informou que, com a revogação do decreto que autorizava o uso das Forças Armadas para reforçar a segurança em Brasília, os homens do Exército já começaram a deixar a Esplanada dos Ministérios. A retirada será feita de forma gradativa, mas já foi iniciada, segundo a assessoria de imprensa.

A pasta diz que, da mesma forma que foi necessário um planejamento mínimo para o envio das tropas ao local, a retirada total dos homens também exige planejamento prévio e não será feita de forma imediata.

Não há previsão, segundo o ministério, de quando o processo de retirada das tropas do local deve ser totalmente concluído. A revogação do decreto foi publicada hoje (25) por meio de edição extra do Diário Oficial da União.


Fonte: Agência Brasil. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS