'EXPRESSO UNIVERSITÁRIO' DE TAMOIOS JÁ TEM MAIS DE 200 ESTUDANTES INSCRITOS



"Foto divulgação da internet para ilustração do texto."



Iniciativa beneficia moradores de Tamoios que estudam em três universidades de Cabo Frio

Os estudantes universitários de Tamoios ainda podem se inscrever para a utilização do “Expresso Universitário”, um serviço destinado àqueles que moram no 2º distrito e precisam se deslocar para três instituições de ensino superior localizadas no centro da cidade - Veiga de Almeida, Estácio de Sá e Unopar. Desde a sua implantação, em fevereiro, já foram cadastrados 217 estudantes. Desses, cerca de 60 utilizam o transporte diariamente.

Nesse projeto, os universitários pagam R$ 4,10 por viagem, com o uso do cartão. Sem o cartão, quem quiser embarcar no ônibus expresso tem que pagar o valor de R$10, que é a tarifa normal. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Auto Viação Salineira. 

De acordo com o Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alessandro Teixeira, com esse benefício, o tempo da viagem foi reduzido significativamente. “No ônibus normal, o tradicional 'parador', a viagem leva em média duas horas. Com o Expresso Universitário o tempo de viagem caiu para cerca de 40 minutos”, ressalta ele.

O ônibus sai de Tamoios todos os dias às 17h, do Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva. Na volta, o ônibus sai da Universidade Estácio de Sá às 22h20, passando em seguida por todas as demais instituições. No momento do embarque é necessário que o estudante apresente também uma carteirinha que é confeccionada pela Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de um cadastro.

Os estudantes interessados devem se dirigir à sede da Coordenadoria, que fica na Rua Florisbela da Penha, 292, no Braga (em frente ao Fórum), munidos de comprovante de residência, CPF e RG, informar o nome completo e a universidade na qual estuda. A grade curricular da faculdade vale como comprovante do vínculo com a instituição. No momento do cadastro, os estudantes devem informar os dias de aula. 

Os inscritos devem pegar seu cartão na sede da Auto Viação Salineira. No mesmo local devem ser feitas as recargas. Porém, de acordo com Alessandro Teixeira, há um projeto para que as recargas sejam efetuadas no próprio ônibus, no momento do embarque. 

Ainda sobre o transporte dos universitários, a Prefeitura busca uma alternativa para voltar com a gratuidade. Enquanto essa concessão não é viável devido ao atual quadro financeiro do município, o Expresso Universitário beneficiará os estudantes, garantindo o acesso até as universidades.



Fonte: Coordenadoria Municipal de Comunicação de Cabo Frio.  

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS