RESUMÃO DA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CABO FRIO DESTA QUINTA-FEIRA, 02 FEVEREIRO DE 2017




Aproximadamente às 18 horas, desta quinta-feira, 02 de Fevereiro de 2017. Foi iniciada  mais uma Sessão da Câmara de Vereadores de Cabo Frio, com a chamada regimental, em seguida a leitura ATA da Sessão datada em 31 de Janeiro de 2017, leitura dos ofícios e logo após realizada a leitura do expediente. 

*Vale a pena ressaltar que a ATA da sessão anterior e ter sido colocada em discussão,  o vereador Rafael Peçanha questionou alguns equívocos de redação da ATA.

A primeira  vereadora inscrita a ocupar a tribuna foi Letícia Jotta (Foto), iniciando sua fala  defendendo sua solicitação da reabertura do "Café do Trabalhor", esclareceu que essa solicitação é uma pedido dos trabalhadores Cabofrienses a ela, durante a sua campanha. Que ela aguardou até que as coisas se acalmassem, com relação a outras prioridades do município como o pagamento do funcionalismo público. 

Ressaltando em seguida, que também não se poder deixar de realizar e solucionar as pendências do município devido a crise, ela entende que já chegou o momento de colocar em pauta a referida solicitação porque o café do trabalhor é para muitos a sua única refeição.   

* O segundo vereador inscrito a ocupar a tribuna foi o presidente da casa, Aquiles Barreto. Iniciando sua fala, afirmando que havia recebido em seu gabinete alguns trabalhadores municipais que tiveram os salários descontados referentes a pensão alimentícias e que não foram repassados as famílias. 

Isso desde de setembro do ano passado, que no momento que foi redigido um oficio e repassado a administração municipal, acompanhado de uma ligação telefônica para dar celeridade a solução do problemas. 

Em seguida o vereador afirmou que foi informado que partir de fevereiro será repassado o salário família do mês acrescido de cinquenta por cento a cada mês; assim normalização os descontos que não foram repassados aos familiares dos funcionários públicos.

Ao dar continuidade a sua fala, o vereador Aquiles Barreto ressaltou que esteve essa semana em algumas escolas, e pode ouvir o ruído que muitos reclamavam e que já estavam sentindo falta. Encontrando assim só alegria. 

A acrescentando a sua fala, que ainda havia muitos problemas estrutural para ser solucionados em algumas escolas, matos crescendo, capinas a ser realizadas e que muitas professoras relataram que estão tendo dificuldades para se dirigir ao seus trabalhos, devido a falta de verba. 

Mas, que tudo está sendo feito para solucionar esses e outros problemas e que essas vitórias não é uma vitória apenas dos professores, é também dos representantes do Poder Legislativo que lutaram para que tudo aconteça da melhor forma possível. 
    
O terceiro vereador inscrito a ocupar a tribuna foi o líder de oposição Rafael Peçanha (Foto), iniciando sua fala parabenizando a vereadora Letícia Jotta pela sua solicitação para a reabertura do "Café do Trabalhador" segundo a visão do vereador é de suma importância para o município. 

Um dos pontos altos da sua fala, foi a defesa da sua indicação que solicita uma melhor transparência das publicações públicas para um melhor entendimento dos decretos sobre as transferências de verbas de certas rubricas para cobrir outras dívidas de uma maior urgência. Para que todos possam entender e acompanhar de onde vem e para onde vai essas verbas. 

E assim todos possam ter uma maior compreensão, tanto os vereadores como também os munícipes em geral.  

Em seguida entrou na defesa do seu projeto de Lei que regulariza as cantinas das escolas municipais, afirmando: "como as coisas estão sendo regularizado no município, que seja regularizado a cantinas para que os excessos não venha ocorrer.  

O quarto vereador inscrito a ocupar a tribuna foi o líder do governo, Miguel Alencar. Após convidar os vereadores para visitar os prédios das instituições públicas para melhor entender como foi deixado pelo governo anterior e de como está na atualidade. E o que está sendo feito pelo governo atual. 

Para logo após citar uma vasta relação de feitos do governo que segundo ele foram realizadas em 31 dias, e que não foi realizado em quatro anos pelo governo passado.

Em seguida fez duras críticas a postura de segundo ele "de espetáculos", que estão sendo realizados na tribuna da Câmara de Vereadores, com acusações sem provas. Afirmando que não entrou para Câmara de Vereadores para participar de um debate sem provas, e se caso tenham provas que as tragam a Câmara de Vereadores para que possam ser discutidas. 

Em seguida afirmou de forma enfática que o prefeito Marquinho Mendes foi eleito com 44161 votos, e que a população entendeu que o prefeito Marquinho era a pessoa certa para governar a cidade neste momento e continuou nas suas afirmações: 


"Quem vai governar o município será o prefeito Marquinho Mendes, não a base de oposição". 

Devido a fala acima o líder de oposição o vereador Rafael Peçanha solicitou uma parte sendo permitida pelo líder do governo, quando o solicitante afirmou que já estava em mão com provas ou fortes indícios que cita empresa locadora das ambulâncias a CONNECT locação de Veículos LTDA. 

"Mostrando uma pasta com vários documentos encadernados" 

E em seguida afirmando que concordava com afirmação do líder do governo de que o prefeito foi eleito para gerir a cidade, acrescentando que assim como os vereadores foram eleitos para fiscalizar a gestão do prefeito e assim fazer o nosso trabalho. Encerrou afirmando:  


Que o prefeito não terá nunca espaço para fazer o que ele bem quiser, não quero afirmar que ele esteja fazendo. 

O líder de governo termina sua fala se dirigindo diretamente com o líder de oposição mais uma vez, afirmando: 

Que gostaria de fosse realizada propostas sérias para cidade, não acusações sem provas que venham incitar o povo. 
   
O quinto vereador inscrito a ocupar a tribuna foi o vereador Oséias de Tamoios, o representante do Poder Legislativo inicia sua fala cumprimentando a mesa diretora e os vereadores e assistência presente e a todos que acompanham pela Jovem TV. Afirmando que estamos passando pelo momento de recolocar nosso município no eixo, com o desenvolvimento, com a criação e geração de emprego e renda. Que no momento das vacas gordas não foi realizado. 

Quero comentar sobre o projeto que visa a criação do Parque Industrial, eu sei que esse projeto não pode ser criado de um momento para o outro, os meus amigos representantes da casa em conversa afirmaram que já apresentaram essa solicitação e não saiu do papel.  

Em seguida alguns  dos meus pares, afirmaram que devido eu ser de oposição, meus projetos não serão aprovados pelo governo municipal. Para em seguida o vereador Oséias de Tamoios de forma enfática afirmar: 


"Não dá mais para esse tipo de política, continuo  afirmando, que o sistema quer é isso: "Oposição e oposição e não solução." 

Em seguida as falas das defesas dos projetos e indicações, deu-se início a leitura da ordem do dia e as suas referidas partes para discussões.

O primeiro vereador a discutir seu projeto foi o vereador Guilherme Moreira que visa a adequação da Guarda Municipal de Cabo Frio à Lei Federal 13.022/14. Um projeto que segundo o vereador, já existia e foi extinguido por não ter sido posto em prática em tempo hábil pela gestão passada.

*A segunda vereadora a discutir o seu projeto foi a vereadora Alexandra Codeço, projeto que visa descentralização dos planejamentos familiares para vários "ESF" da nossa cidade. A representante do Poder Legislativo durante a sua fala, pediu o apoio dos nobres colegas, para que os cidadãos  possa utilizar deste direito que estão centralizado no posto Osvaldo Cruz. 

Acrescentando que esses planejamentos são realizados em torno de quatro dias,  e trazendo assim dificuldades para os munícipes residente nos pontos mais distantes da nossa cidade. 

Explicações pessoais.



*Primeiro vereador a ocupar a tribuna para explicações pessoal foi o decano Luis Geraldo (Foto), iniciou sua fala dissertando sobre um encontro que teve com uma Irmã da Igreja, que faz parte do grupo das equipes de Nossa Senhora. 

Com o maior problema do mundo, para ela esse era o maior problema do mundo. 

Pedi que comentasse seu problema, ela afirmou que é mãe de um rapaz especial de 22 anos, e que seu filho estava recebendo aulas de reposição, ela esteve na Escola Zélio Jota, falando com a direção da escola, onde ficou sabendo que a escola iria fechar, só abrindo em 2018. Sendo essa mãe ela foi orientada a procurar outro município.

O que para o vereador Luis Geraldo é uma resposta e uma postura absurda, afirmando em seguida que amanhã estará na Secretaria de Educação, para solução deste problema e que ele estará sempre a disposição para não permitir que ações desse tipo voltem a acontecer.  

O segundo vereador a ocupar a tribuna para explicações pessoais foi o vereador Vinícius Corrêa, iniciando sua fala afirmando que vinha a tribuna para dialogar com líder do governo, em seguida afirmando: 

"Aqui cada vereador tem legitimidade para exercer o seu mandato da forma que lhe convém,  eu recebi 2182 votos. 

Não sei quantos votos o senhor teve, quero deixar claro que nada e ninguém vai trazer constrangimento ao meu mantato. Que todas as pessoas que votaram em mim, sabia qual séria a minha postura durante o meu mandato caso o Marquinho fosse eleito prefeito da nossa cidade.

 Eu não posso levar a culpa pelo que aconteceu na gestão passada do Poder Executivo, eu fui um vereador da base não tive cargo naquele governo. 

Porque realmente a história da nossa cidade é que o político teve com Marquinho, teve com Alair que teve com Jânio e assim vice e versa. E dai!! 

Estamos em um novo momento, o que talvez os representantes desta casa da gestão passada não tenham observado, e continuou com sua fala: quem não atentar para esse novo momento vai ficar para traz, não vai voltar a essa casa 

E que todos fiquem atento a esse novo momento, não há como esconder nada." 
    
*A terceira vereadora a ocupar a tribuna para explicação pessoal foi a vereadora Alexandra Codeço, que inciou sua fala transtornada e indignada pelo fato ter que expor o que está correndo na Hemolagos, devido na semana passada ter realizado um mutirão para doação de sangue, uma iniciativa da nacional do PRB Mulher. 

Segundo a vereadora,  na última semana onde varias pessoas deixaram de realizar as doações de sangue por que não havia enfermeiros e técnicos, para realizar as coletas de sangue, nos organizamos para que a doação fosse realizada no dia de hoje e assim foi feito. 

Pela segunda vez aproximadamente 40 pessoas deixaram de doar sangue por falta de bolsa, "que segundo a vereadora tem o custo R$ 20,00". 

Fato esse, que segundo a vereadora levou ao secretário de saúde de Cabo Frio e foi informada que o responsável pela Hemolagos é o secretário de saúde do Município de Iguaba Grande, porque é um consórcio particular e o governo passado não colaborou com o consórcio como deveria.  

E o prefeito atual ainda vai sentar para conversar. 

A vereadora encerrou sua fala afirmando que está tomando uma postura contundente para solução deste problema. 


O quarto orador a ocupar a tribuna para explicação pessoal foi o vereador líder de governo Miguel Alencar, iniciou sua fala, se dirigindo diretamente ao vereador Vinícius Corrêa, afirmando que em momento algum não quis faltar com o respeito ao nobre amigo. E que um dos motivos que o fez se candidatar a vereador, foi a ineficiência da base do governo em fiscalizar o governo como deveria, fazendo assim com que ele conquistasse os seus 1385 votos.

Por ter sido citado o presidente da casa concedeu uma parte ao vereador Vinícius Corrêa (Foto), quando o vereador afirmou que de forma alguma, se sentiu ofendido. Porque tinha o maior respeito e consideração ao vereador. 

Acrescentando que no final dos seus anos de mandato Vossa Excelência vai ter conhecimento, que quem faz grande parte das correção nas ações do Poder Executivo não são os membros da base e sim a  oposição. 



*Aparte: Vale apena ressaltar, que o texto acima é um texto redigido sobre interpretação deste blogueiro. E como os demais textos postados nos demais blogs da cidade de Cabo Frio, vale a pena ser lidos e acima de tudo questionados pelos amigos internautas.  

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS