RESUMÃO DA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CABO FRIO DESTA TERÇA-FEIRA (31/1)



Aproximadamente às 18 horas, desta terça-feira, 31 de janeiro de 2017. Foi iniciada  mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Cabo Frio. Sendo realizada a chamada regimental em seguida foi realizada a leitura Ata da Sessão do 26 de Janeiro de 2017, leitura dos ofícios, sendo logo após realizada a leitura do expediente. 

Antes do primeiro orador inscrito a secretária municipal de educação de Cabo Frio Laura Barreto, ocupou a "Tribuna Livre", (Foto), realizando uma análise e esclarecendo a situação atual do ano letivo e do quadro dos funcionalismo da educação do município de Cabo Frio. Explicando aos vereadores os problemas que a Secretaria de Educação tem enfrentado, com relação ao pagamento dos servidores, retorno das aulas, matrículas e fechamento de algumas escolas. 

Em poucos minutos a secretária Laura Barreto tentou esclarecer a situação por ela apresentada em que encontrou a sua pasta, com servidores estatutários e contratados demitidos, com os pontos zerados no sistema e consequentemente, sem receber salários. Que supostamente já teriam sido demitidos, sem ter conhecimento das suas demições e assim continuando trabalhar. 

Além disso, a secretária relatou a situação do setor e das unidades escolares, que é muito precária. Laura Barreto afirmou que as aulas começam nesta quarta-feira (1º), para o encerramento do ano letivo de 2016, em 70 das 90 escolas de Cabo Frio. 

Sobre o fechamento das escolas, ela explicou que a Seme está entregando sete prédios alugados. O objetivo inicial é cortar custos e enchugar a maquina pública. 

Mas, o motivo é que  a situação dos prédios é muito complicada, alguns estão sem contrato de locação há quatro meses. Três destes prédios funcionam unidades escolares e outros quatro são utilizados pela secretaria, destes, um custa para a prefeitura R$ 11.500 mensais.

Logo em seguida foi liberado pelo presidente da "Casa do Povo", para que os vereadores realizassem algumas perguntas à secretária. Sendo a série de perguntas iniciada pelo vereador da Base do Governo Miguel Alencar indagando sobre fechamento das escolas 

A segunda a realizar pergunta foi a vereadora Alexandra Codeço solicitando esclarecimento sobre pré-matriculas e matrículas do ano letivo.

Vereador Edilan do Célular solicitou esclarecimento sobre as construções inacabadas das escolas pelo governo anterior, sendo citada a escola Alfredo Castro. Que seria construída em contrapartida com Shopping Parque Lagos como também duas instituições de ensino no 2º Distrito; uma na rua 12 e uma escola creche em outro ponto do 2º Distrito. 

Quando a secretária afirmou também sobre uma outra escola e uma creches que ela desconhecia até poucos dias, que estão sendo construídas dentro do projeto PAC "Minha Casa Minha Vida". 


O vereador Oséias de Tamoios iniciou agradecendo a secretária pelo empenho para manter a escola Derneval Alves do 2º Distrito, solicitando em seguida para que a secretária realizasse maiores esclarecimentos sobre a conquista de uma linha expressa universitária pelo valor de R$ 4,10, valor bem menor que  é praticado atualmente nas linhas de onibus da empresa 1001. 

O vereador Blau Blau indagou que devido o bairro Vila do Sol não ter escola muncipal, sobre a probabilidade da criação de uma linha que venha atender os alunos do bairro.

Vereador Adeir Novais também agradeceu a secretária pela luta e o empenho para manter a escola Derneval Alves no 2º Distrito. Afirmando que devido ter participado do Conselho Tutelar tinha conhecimento da imensa necessidade das instituições de ensino para manter os jovens dentro das salas de aulas. 

O vereador Vinicius Corrêa parabenizou a secretária pelo seu empenho, afirmando que a "Câmara de Vereadores está de portas abertas para colaborar com seus esforços, ressaltando que ninguém e amigo caus. Em seguida indagando  se os funcionários contratados ou não que recebem pelos recursos próprios já haviam recebido. Quando a secretária aproveitou a pergunta para esclarecer que só quem poder receber com a verba do Fundeb são os professores que estão em sala, os demais são com verbas complementares.

A secretária encerrou a sua fala agradecendo a sua equipe e afirmando que não é nada sem ela, e  que vai lutar por ela com toda a sua força. 

O primeiro orador inscrito a subir a tribuna foi o decano da Câmara de Vereadores de Cabo Frio, vereador Luis Geraldo. Realizando comentários sobre os projetos de Assédio Moral e Insentivo Fiscal que visa o crescimento de empregos no muncipío de Cabo Frio e sobre o assédio moral quando é realizado dentro municipio de Cabo Frio  tendo como vítima o funcionalismo público que são realizados pela imposição da força, poder e da herarquia profissional. 

O segundo orador inscrito a subir a tribuna foi o vereador líder de oposição Rafael Peçanha (Foto), que iniciou esclarecendo que não havia realizado perguntas a secretária Laura Barreto porque havia passado todo o dia com a mesma realizando cobranças em questão de pagamentos do funcionalismo público Cabofriense  e pôde afirmar, que todas as palavras da secretária é a pura verdade. 

Como o esperado e anuciado previamente por esse blog, o vereador líder de oposição Rafael Peçanha durante a sua fala realizou esclarecimentos e comentários contundentes sobre três contratos, entre eles os da contratação de ambulâncias que foi tema muito criticado durante os últimos dias nas Redes Sociais, afirmando que devido ser muito curioso e ansioso foi estudar profundo sobre o contrato envolvendo a prefeitura e a empresa locador a CONNECT locação de Veículos LTDA, contrato esse realizado pela autarquia Consercaf. Descobrindo que a referida autarquia não tem poder legal para realizar a referida contratação entre outras irregularidades apontadas pelo vereador durante a sua fala. 

Vale apena assistir a reprise da transmissão da sessão da Câmara de Cabo Frio, pela emissora de televisão a cabo "Jovem TV" em horários diversos até a próxima quinta-feira.

Explicação Pessoal: 

Durante a explicação pessoal, a tribuna pessoal foi ocupada pela vereadora Alexandra Codeço que agradeceu ao amigos que participaram da campanha "Quem ama doa" para doação de sangue para Hemolagos realizado na última sexta-que infelizmente a instituição não pode absorver toda a demanda dos voluntários, esclarendo que foi uma iniciativa do partido PRB Mulher em todo o país. Em seguida agradecendo pela implantação da linha de ônibus pela empresa Auto Viação Salineira para o bairro Gambôa, que foi uma luta e cobrança sua e agradecendo também a limpeza de bueiros do bairro. 

*Aparte: Vale apena ressaltar que o texto acima é um texto redigido sobre interpretação como as demais postagens dos demais blog da cidade de Cabo Frio. Que vale apena ser lido e acima de tudo questionados pelos amigos internautas.  




Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS