SENADO APROVA NOME DE HENRIQUE ÁVILA PARA O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ)
Foto: Henrique Ávila foi escolhido para substituir Fabiano Silveira no CNJ, foto reprodução da TV Senado.
O plenário do Senado aprovou ontem, quarta-feira (9), por 49 votos favoráveis, a indicação do advogado Henrique de Almeida Ávila para ocupar uma vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A votação teve 15 votos contrários e duas abstenções.
A escolha do advogado Henrique de Almeida Ávila por 49 senadores como representante da Casa no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é o resultado de uma acirrada disputa entre parlamentares dos maiores partidos na Casa (DEM, PSDB e PMDB) pela vaga no colegiado que serve de corregedoria nacional do Judiciário – e, em última instância, pode anular decisões de juízes, desembargadores e até de ministros de tribunais superiores.
Na votação final, realizada na noite ontem venceu a aliança entre tucanos e democratas.
Henrique de Almeida Ávila é advogado de um dos maiores escritórios de advocacia do país, a banca liderada por Sergio Bermudes, e amigo do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, que também é ministro do Supremo.
Comissão de Constituição e Justiça chegou a ter a indicação inicialmente submetida ao plenário do Senado na terça-feira (8/11) , no entanto, o nome de outro advogado, Octavio Orzari que é funcionário de carreira do Senado e bancada por padrinhos não tão poderosos. também tinha sido aprovado pela CCJ. Assim, após dúvidas sobre a forma de votar para decidir entre os dois e o risco de quórum baixo na sessão de terça-feira o presidente optou por adiar a votação para ontem.
Henrique de Almeida Ávila, de 33 anos, é professor de direito processual civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Fonte: Agência Brasil/Congresso em Foco.
Fonte: Agência Brasil/Congresso em Foco.
Comentários