CORONEL MÁRIO FERNANDES ASSUME O COMANDO DO POLICIAMENTO AMBIENTAL (CPAM)

Foto da esquerda para a direita: Coronel André Vidal, ao centro Chefe do Estado Maior da PM Coronel Lima Freire Fernandes e o novo Comandante da (CPAM) Coronel Mário Fernandes.  



Ao assumir, na manhã desta sexta-feira, o Comando de Policiamento Ambiental (CPAM), o coronel Mário Fernandes afirmou que não vai medir esforços para abrir, ainda neste ano, a Unidade de Polícia Ambiental (UPAM) na área cedida pela prefeitura de Cabo Frio no Parque Municipal Dormitório das Garças. A unidade vai atender a toda a Região dos Lagos. Fernandes substitui o coronel André Vidal, transferido para o Comando de Policiamento de Área da Região Serrana.

A troca de comando aconteceu na sede do CPAM, em Bonsucesso, no Rio, e foi presidida pelo chefe do Estado-Maior da PM, coronel Lima Freire. Fernandes, que estava no CPA de Campos, possui larga experiência no policiamento ambiental, pois comandou o extinto Batalhão de Polícia Florestal da PM. O oficial disse que o reforço de policiamento ambiental na Região dos Lagos é uma das suas prioridades. 

-- A obra da nova UPAM no Dormitório das Garças, feita com recursos do Inea, está pronta. Já temos efetivo e viaturas para a UPAM. Só falta mobiliar – disse o coronel Fernandes.

O chefe do Parque Estadual da Costa do Sol, André Cavalcanti, disse que a mobília provisória da UPAM chega ao Dormitório das Garças na segunda-feira e será substituída pelos móveis que já estão comprados pelo Inea, mas ainda não chegaram. A área no Dormitório das Garças foi cedida pela prefeitura, depois de solicitação do Secretário municipal de Meio Ambiente, Jailton Nogueira Júnior.

-- Para não corrermos o risco de perder a UPAM, de grande importância para as unidades de conservação, nós já separamos a mobília em caráter emergencial.  Mas a Diretoria de Biodiversidade e Áreas protegidas já comprou a mobília definitiva e só falta entregar. Acredito que em menos de 30 dias a UPAM comece a funcionar – previu Cavalcanti.

A abertura da UPAM é reivindicada pelos ambientalistas desde que o governo do estado extinguiu o Batalhão Florestal, que funcionava na Fazenda Colubandê, em São Gonçalo, e atendida a todo o estado. Dois postos do batalhão na Região dos Lagos foram fechados, prejudicando o combate aos crimes ambientais, sobretudo no Parque da Costa do Sol e na APA do Pau-Brasil. A unidade ambiental mais próxima fica no Parque da Tiririca, em Niterói:

-- Temos a esperança de que a UPAM chegue rápido, antes da alta temporada – disse a ambientalista Marta Rocha, do movimento Amigos do Peró.

O coronel Fernandes Ingressou na PMERJ em 1986  e foi ao posto de coronel  PM em 2013; comandou o extinto Batalhão Florestal da PM; foi chefe do estado-maior do 7º Comando de Policiamento de Área (Região Serrana)  e do 6º  CPA (Regiões Norte e Noroeste). É formado em direito e geografia na UFF, com especialização em meio ambiente na Universidade de Larvas (MG),  e em direito ambiental no Ministério Público do RJ. Possui curso de especialização em policiamento ambiental na PMERJ, na PM de São Paulo e na PM de Mato Grosso e ainda na Guarda Civil Espanhola. Possui 30 anos de serviço, 51 anos, dois filhos e é natural de Niterói.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação  da UPAM em Cabo Frio.  

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns, Fernandes!!! O meio ambiente do RJ estará mais bem protegido a partir de agora!

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS