JORNALISMO - A REDE GLOBO DE TELEVISÃO PASSA POR SÉRIOS PROBLEMAS COM OS "MODUS OPERANDI" DE ALGUMAS AFILIAIS

Afiliada da globo demitiu o jornalista James Alberti ameaçado de morte por ter produzido as reportagens do Jornal Nacional sobre a operação Lava Jato (Foto reproduzida do Facebook).


A Rede Globo de Televisão a primeira no ranque nacional e quarta no mundo; passa por sérios problemas com os modos operantes de algumas de suas afiliadas. Alguns desses problemas movidos pelas crises financeiras as filiais que ficam localizadas em pequenas cidade, onde a administração pública é seu maior ou único patrocinador. 

Problemas esses criados pela crise financeiras em que passa o país, fazendo com que as administrações públicas das pequenas cidades minimizem ou simplesmente deixem de investir em propaganda e marketing. Levando essas afiliadas a deixarem de lado a tão difundida "imparcialidade", tornando se, partidária e até representantes dos políticos ou partidos opositores as administração públicas atuais. Na esperança de conquista o equilíbrio ou o retorno dos investimentos em futuros governos oposicionistas aos sistemas atuais. 

Outras afiliadas tem problemas maiores como a do Paraná; que simplesmente demitiu o jornalista James Alberti, que retornou de uma viagem forçada devido está sendo ameaçado de morte por ter produzido as reportagens do Jornal Nacional sobre a operação Lava Jato, que relatava o possível envolvimento de um primo do governador do Estado, Beto Richa (PSDB).

Segundo Informações do colunista Daniel Castro, do 'Notícias da TV', a emissora disse a Alberti que ele foi dispensado em uma redução de custos que eliminou o emprego de outros 15 profissionais. No entanto, a demissão causou estranheza não só pelas recentes ameaças de morte, como também pelas inevitáveis insinuações de que o corte poderia ter sido motivado por pressões políticas.

Em 2010, uma investigação de dois anos comandada pelo produtor resultou na "demissão" de 724 servidores fantasmas da Assembleia Legislativa do Paraná. Reportagem que rendeu prêmios a emissora e ao profissional.

Ainda segundo a publicação, o jornalista esteve por trás do noticiário da Lava Jato, depois se aprofundou nas investigações da Publicano, operação da Polícia Federal contra um esquema de desvio de dinheiro da Receita Federal, fraude na manutenção de veículos oficiais do Estado e corrupção de menores.

Alguns amigos o alertaram de que ele seria demitido, que isso já estava combinado. A "profecia" se concretizou no último dia 11.

Procurada, a assessoria de imprensa da RPC informou que a emissora não vai se manifestar sobre o assunto.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS