PROGRAMA DE FÉRIAS - PROFESSORES DA UVA FREQUENTAM CURSOS DE ATUALIZAÇÕES PEDAGÓGICA




Acostumados a estar à frente das turmas nas salas de aula, os professores da Universidade Veiga de Almeida (UVA) estão experimentando o outro lado. Agora, na posição de alunos, aproveitam o fim do semestre letivo para uma série de cursos de atualização profissional e pedagógica. Inclusão, diversidade, pesquisa e metodologias ativas fazem parte do calendário.

No campus Tijuca, o programa de férias recebeu o nome de Esquenta Criativo e, desde o início do mês, 94 oficinas tratam de temas como pesquisa, formação do professor, avaliação, pesquisas qualitativas e quantitativas, metodologias de ensino, metodologias ativas, tecnologia e inovação. O diretor acadêmico do campus, professor Eduardo Maluf, explica que as oficinas proporcionam possibilidades de crescimento profissional, aprendizado e troca de experiência. “É uma forma integrada de trabalhar os conteúdos prazerosamente”, enfatiza Maluf.

As oficinas são ministradas pelos próprios professores, dentro de suas respectivas áreas. Maluf destaca que além de gerar integração, a oportunidade possibilitou que os professores pudessem compartilhar o que fazem com excelência com os demais colegas. “O resultado foi um verdadeiro sucesso, com participação maciça dos professores, inclusive de outros campi”, compartilha, acrescentando que os docentes buscaram capacitação não apenas na área em que atuam, mas em outras áreas do conhecimento.


Campus Cabo Frio.

Durante a semana passada, no campus Cabo Frio, a oficina “Atitudes que fazem a diferença com pessoas com deficiência” foi ministrada pelas professoras Marta Dias e Adriana da Silva Souza, com o objetivo de propor uma reflexão compartilhada sobre o atendimento dado aos alunos com deficiência. A professora Marta Dias destaca a receptividade, envolvimento e comprometimento do grupo. Ela explica que foram sugeridas situações hipotéticas de alunos e suas deficiências, desafiando os professores à uma análise e a criação de estratégias de atendimento. A aula contemplou, ainda, uma abordagem histórico-teórica, desconstruindo conceitos e apontando possibilidades, além de apresentar formas de atendimento adequadas às distintas deficiências.

Durante a semana também foi oferecida a oficina “Metodologias ativas”, estimulando os professores a adotar mudanças na sala de aula, explorando as melhores práticas docentes, e, nesta semana, o tema diversidade estará na agenda. Além das capacitações multidisciplinares, os diversos cursos ofereceram capacitação específica. A professora Priscila Oliveira, coordenadora do curso de Enfermagem em Cabo Frio, aprovou a iniciativa. “É um momento muito importante para nós, docentes, nos atualizarmos, especialmente pelas novas ferramentas pedagógicas que tivemos a oportunidade de conhecer”, destaca.




Att: Andréa Luiza Collet/Assistente de Comunicação Marketing, Relações Institucionais & Serviços ao Aluno.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS