PERÓ TERÁ REFORÇO NA SEGURANÇA DURANTE OS DIAS DE FOLIA



Anúncio foi feito durante reunião da Associação de Hotéis com o novo comandante da PM

Para tentar minimizar a crescente onda de violência que vem amedrontando moradores e empresários do bairro Peró, em Cabo Frio, o presidente da Associação de Hotéis da cidade, Carlos Cunha, se reuniu, na tarde desta segunda-feira (1) com o comandante do 25º BPM, tenente coronel André Henrique. O encontro aconteceu na sede da corporação, no bairro Jardim Caiçara, e já rendeu boas notícias para a comunidade: um reforço no policiamento que começa a partir desta sexta-feira, e a promessa de um novo encontro entre as instituições para definir outras estratégias de segurança para o restante do ano.

- O Peró é um bairro que possui certas particularidades: ao mesmo tempo que é um point para muitos turistas, sendo a segunda praia mais frequentada pelos visitantes, também tem o problema da desordem urbana que acaba gerando consequências negativas na área da segurança pública. O DPO, por exemplo, fica na Ogiva, mas 99% das pessoas que vão para o Peró passam pela estrada do Guriri, principalmente aquelas que estão mal intencionadas. É pra piorar, neste verão tivemos uma queda absurda no policiamento do bairro: não se vê um guarda municipal transitando pelo local, e quase não se vê nenhuma viatura da PM. E nossa preocupação é que o público do carnaval é muito diferente do público do verão, e precisamos, sim, de mais atenção, tanto na temporada de folia quanto no restante do ano tendo em vista as constantes notícias de violência registradas no Peró – comentou Carlos Cunha, proprietário de um dos principais hotéis da localidade.


Para amenizar a situação, o comando do 25º anunciou que além dos 10 PMs que já estavam escalados para fazer o policiamento a partir desta sexta-feira até a terça de carnaval, entre 10 e 22 horas, outros oito farão o reforço.

- Teremos dois policiais em cada um dos pontos estratégicos do bairro: Praia do Peró, Praça do Moinho, entorno do shopping, Ilha do Japonês e Praia das Conchas, e mais oito PMs a partir das 18 horas prestando reforço a este policiamento. Além disso, teremos, um efetivo exclusivo para a segurança dos foliões dos dois blocos que desfilarão no bairro, o Perocão e o Peroíso. Infelizmente não podemos fazer mais do que isso, neste momento, porque nosso efetivo é muito limitado: estaremos com 300 policiais/dia fazendo a cobertura de toda a Região dos Lagos, num total de sete cidades, durante todo o carnaval – informou o comandante André Henrique.

A implantação de um novo DPO, ou o remanejamento do atual para outro ponto do bairro, também foi assunto da reunião. Segundo o comandante, o espaço existente na Praça do Moinho não é o ideal. “A Praça está numa área central, mas precisamos policiar as entradas e saídas do Peró pensando na rota de fuga dos marginais, e para isso um ponto estratégico seria próximo à entrada do bairro Cajueiro, na Estrada do Guriri” – explicou o policial.

Outras sugestões também foram encaminhadas à corporação e serão discutidas em reunião com o secretário de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Ordem Pública, Jailton Dias: a possibilidade de fechar o trânsito da orla da Praia do Peró durante o dia, da Praça do Moinho durante a noite, e de transformar em mão única as ruas do entorno da praça onde se concentra o maior fluxo de veículos nesta época do ano.

- Precisamos muito que haja essa aproximação entre as entidades representativas e a polícia porque, como presidente de uma associação ligada ao turismo o que eu tenho visto é algo assustador: os turistas que visitam o Peró não voltam mais. Este ano a taxa de retorno foi de míseros 0,002%, e os principais problemas apontados por eles são a sensação de insegurança e a falta de investimentos em mobilidade urbana. E pra uma cidade que pensa em viver do turismo, isso é péssimo – alertou o presidente da Associação de Hotéis de Cabo Frio. Representantes da Associação de Blocos também se reuniram com a PM para apresentar o esquema do desfile dos blocos de arrastão em toda a cidade.


Att: CRISTIANE ZOTICH / Assessoria de Imprensa | Mídias Sociais.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS