COMERCIÁRIOS DO RIO DÃO INÍCIO NESTA QUINTA-FEIRA À PRIMEIRA CAMPANHA SALARIAL EM 50 ANOS



A Assembleia Geral dos Trabalhadores no Comércio nesta quinta-feira (25), às 18h, na sede do Sindicato dos Comerciários do Rio - na Rua André Cavalcante, 33, no Centro -, será o ponto de partida da Campanha Salarial 2016, a primeira depois de 50 anos.

Sob o título de “Patrão só abre a mão na base da pressão!”, os comerciários querem com a campanha, além de aumento real sobre a inflação, direitos como vale refeição e plano de saúde. Para o presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio, Márcio Ayer, essa é a oportunidade para voltar a lutar pelos direitos da categoria, que ficou refém durante quase 50 anos da gestão dos Mata Roma – acusada de rombo de R$ 100 milhões entre 2009 e 2014.

- O sindicato negociou com os patrões até o início da década de 1960. O golpe militar e a Era Mata Roma, no entanto, interromperam essa trajetória em defesa de melhores salários, direitos e condições de trabalho – afirma.

O comércio emprega 400 mil trabalhadores no estado do Rio de Janeiro. 12 de maio é a data base da categoria.

Patrões estão na lista dos homens mais ricos do país

Para o Sindicato dos Comerciários do Rio, a crise não é desculpa para conquistas.

- Durante os anos de bonança, os patrões lucraram muito e não repartiram os ganhos - diz o presidente Márcio Ayer.

Informativo do sindicato mostra que os donos dos grupos empresariais que atuam no comércio do Rio estão entre os homens e mulheres mais ricos do país. Dentre eles está Michael Klein, um dos donos da Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), que possui R$ 4,7 bilhões apenas em imóveis. Outro exemplo é Abílio Diniz, que para deixar a presidência do Grupo Pão de Açúcar (Extra, Assaí, Pão de Açúcar e Via Varejo) pediu “apenas” R$ 2,5 bilhões.

Grande parte das empresas se esforça para esconder o quanto está lucrando, mas basta ver o quanto investem em publicidade para se perceber que a bolada é grande. No ranking dos anunciantes em 2014, o Boticário ficou em terceiro lugar
com investimento de R$ 711 milhões. O segundo colocado foi o Grupo Pão de Açúcar, com R$ 974 milhões. E a campeã foi a Via Varejo, que gastou R$ 4,74 bilhões
em publicidade.

- Eles investem muito em propaganda e quase nada em seus funcionários – avalia Márcio Ayer.

Crise não é desculpa

Os comerciários do Rio retomam a luta por melhores salários, nesta quinta-feira (25), em assembleia na sede do sindicato da categoria. A primeira campanha salarial em 50 anos – após a gestão dos Mata Roma - inclui a luta por vale refeição e plano de saúde. Para o presidente do Sindicato dos Comerciários, Márcio Ayer, a crise não é desculpa: “Os patrões lucraram muito quando o país crescia e não repartiram os bônus”.  

Para os comerciários dos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes 

Dia 26/02 (sexta-feira), às 18h30
Clube Estrela - Miguel Pereira, Centro 
Rua Francisco Alves nº 60

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS