CABO FRIO TEM AÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PERÓ NESTE SÁBADO

Os turistas que vão passar o carnaval na Praia do Peró, em Cabo Frio, serão recebidos com um saquinho para colocar o lixo. A 2ª Ação Ambiental da Região dos Lagos será realizada neste sábado, a partir das 9h, na Praia do Peró, na Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil. O ponto de encontro é no posto dos salva-vidas, onde voluntários vão entregar saquinhos e conscientizar os banhistas a não deixarem lixo na areia da praia.

A ação é promovida pela sociedade civil (Amigos do Peró), com apoio do Instituto Estadual do Ambiente e da prefeitura de Cabo Frio. O objetivo é mobilizar as pessoas na prática do voluntariado em mutirões de coleta de micro lixo na faixa de areia e na restinga nas praias das Conchas, Peró e Pontal.

- Infelizmente, há muito micro-lixo na Praia do Peró – lamentou o ambientalista Paulo Bayer. 

 O micro lixo é aquele que todos acham que dá menos trabalho para limpar. São tampinhas de garrafa, copos plásticos, canudinhos, gomas de mascar, bingas de cigarro, carteiras de cigarro, etc. Estes resíduos, além de enfeiarem a praia, são fatais quando consumidos pelos animais marinhos.

Os participantes do mutirão de limpeza vão ganhar luvas e todas as informações sobre a ação. Depois, todo o lixo recolhido será classificado e pesado. O trabalho vai começar pelo jardim de ipomeas (planta fixadora de dunas) que foi recuperada pelos Amigos do Peró no trecho em frente ao hotel Paradise Peró Praia (em construção).

 A prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, já instalou totens com saquinhos plásticos e também bloqueou o acesso de carros para o calçadão da praia do Peró.

Durante a ação, Fábio Augusto, empresário em Petrópolis e integrante do movimento Amigos do Peró, vai apresentar dois projetos que desenvolveu para a praia com ajuda da iniciativa privada: é o porta guimbas e o puxa saco da praia. Os dois têm a mesma finalidade: evitar o micro lixo na praia:

-- E em relação aos outros tipos de lixo, a guimba de cigarro parece ser inofensiva quando lançada nas ruas e avenidas, no entanto, o estrago que esse pequeno objeto causa é muito maior do que muita gente imagina  -- – explicou o empresário, que dá doou bombonas de plástico para que os quiosqueiros e banhistas descartem o lixo.


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS