O GOVERNO FEDERAL CONVOCA 220 MIL MILITARES NA LUTA CONTRA O MOSQUITO AEGYPTI E A PREFEITURA DE CABO FRIO FAZ A SUA PARTE



O governo federal anunciou ontem (27) que 220 mil militares vão ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da febre chinkungunya e do vírus Zika. Em coletiva de imprensa, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, informou que os homens das três Forças Armadas vão atuar em 356 municípios.

“As Forças Armadas já exercem essa função auxiliar desde o primeiro momento de combate ao mosquito Aedes aegypti. Agora estamo intensificando a mobilização onde há uma incidência maior”, disse Aldo Rebelo.


Foto: O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, fala sobre a atuação dos militares no combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o país, fotógrafo Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.


Dos 356 municípios, 115 concentram grande quantidade de casos de microcefalia, que podem ter sido provocados pelo vírus Zika. A atuação das Forças Armadas vai complementar as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, estados e municípios. 

E a Prefeitura da Cidade de Cabo Frio por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor "Controle de Vetores" tem antecipado a essas ações do governo federal e tem feito a sua parte nesta luta contra o mosquito Aedes aegypti, realizando um trabalho de orientação e divulgando ao divulgar as escalas do fumacê a população usando os meios de comunicação e as ações propriamente ditas para eliminar os mosquitos que são realizadas por equipes de combate a vetores que são treinadas para atuar diariamente em diversos pontos da cidade. 


O tratamento larvário é feito em áreas alagadas, charcos, ralos, galerias, salinas desativadas, valões e qualquer outro criadouro de larvas. Seguindo essa postura de orientar o Blog Alvaro Neves "O Eterno Aprendiz" já transmite algumas medidas que estão sendo divulgado pelo setor de "Controle de Vetores" na mídia para combater os mosquitos Aedes aegypti que estão sendo os grande responsável  por transmiti os casos de microcefalia, que podem ter sido provocados pelo vírus Zika. Microcefalia essa doença que tem assustado o Brasil e o mundo. 


ATENÇÃO: Para prevenir a chegada dos mosquitos em sua casa ,veja alguns cuidados importantes:

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

9 - Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

10 - Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.

Texto: Álvaro Neves 
Foto e arte gráfica: Agência Brasil e Assessoria de Imprensa do Setor de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde.  

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS