MUNICÍPIO DE CABO FRIO GANHA COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR




Comissão foi criada durante a VII Conferência Municipal de Saúde, na semana passada.

A VII Conferência Municipal de Saúde de Cabo Frio reuniu um número recorde de participantes, durante dois dias, no Centro de Convenções do Hotel Paradiso Corporate, para falar sobre saúde. Foram mais de 400 pessoas, entre gestores, prestadores de serviços, trabalhadores da saúde e usuários discutindo os oito eixos temáticos em debate.

- O evento teve o objetivo de promover o debate sobre os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) entre conselheiros de saúde, representantes da Sociedade Civil Organizada, gestores da saúde pública e usuários do sistema – explica o médico Carlos Ernesto Dornellas, secretário Municipal de Saúde de Cabo Frio.

Na quinta-feira (23/7), os grupos de trabalho debateram cinco eixos temáticos: “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”; “Participação e controle social”; “Valorização do trabalho e da educação em saúde”; “Financiamento do SUS e relação público-privado” e “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”. Na sexta-feira, dia 24 de julho, os trabalhos continuaram com os temas “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e “Reformas democráticas e populares do Estado”.

Para o prefeito Alair Corrêa, o evento foi um momento importante para observar o que já foi realizado e onde será necessário avançar. 

– Aos poucos, estamos conseguindo colocar a saúde municipal em ordem. Estão faltando algumas peças, mas agora é o momento de refletirmos sobre o que estamos fazendo e o que queremos – disse o prefeito.

A agenda é preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre 1º e 4 de dezembro, em Brasília. Além de elaborar um relatório final contendo um conjunto de diretrizes e propostas de âmbito regional, estadual e nacional, os participantes também elegeram os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Cabo Frio.

Também foram eleitos os representantes da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), tendo como atribuições: elaboração de Normas Técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador; participação da formulação e na implementação das políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho; da definição de normas, critérios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho, dentre outras. A CIST tem como objetivo assessorar o Conselho Nacional de no acompanhamento dos temas relativos à saúde do trabalhador.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Fotos: Til Santos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS