EQUIPE DO HOSPITAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO PASSAM POR NOVA CAPACITAÇÃO




O curso de BTLS tem como finalidade a preparação de profissionais no primeiro atendimento a acidentados

Equipes do centro cirúrgico do Hospital São José Operário participaram na segunda-feira (20/7), de uma capacitação em Suporte Básico de Vida no Trauma (BTLS, sigla em inglês), enfocando o atendimento sistematizado nos primeiros dez minutos de um paciente vítima de trauma. O objetivo é capacitar os profissionais que irão receber os pacientes no novo Hospital Geral de Emergência (HCE) a partir do dia 1º de agosto.

Os traumas e as emergências clínicas são responsáveis por várias mortes e sequelas irreparáveis aos acidentados. O curso de BTLS tem como finalidade a preparação de profissionais no primeiro atendimento a acidentados.

- Estamos trabalhando o atendimento inicial ao politrauma, com postura profissional adaptada aos tipos de eventos possíveis, no seu contexto real do mundo do trabalho. Estar ciente da necessidade de tomada de decisão rápida e diferenciada pode ajudar a diminuir as complicações que poderiam prolongar a recuperação ou resultar na incapacidade definitiva do paciente – explicou a enfermeira Edilma Alencar, chefe da enfermagem do hospital.

Esse foi o segundo treinamento da equipe. Há duas semanas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem participaram de uma capacitação em Suporte Básico de Vida (BSL, sigla em inglês) onde foram treinadas as habilidades de ressuscitação cardiopulmonar em pacientes graves. A partir de 1º de agosto, quando a Unidade de Pacientes Graves (UPG) do Hospital Geral de Emergência for inaugurada, a unidade de saúde será a porta de entrada para os pacientes transportados pelo Corpo de Bombeiros. A mudança no sistema vai agilizar o atendimento, já que hoje os pacientes são levados para a UPA para receber os primeiros socorros.

Texto e fotos: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS