CASA DO EDUCADOR DE CABO REALIZA CICLO DE PALESTRAS: "CABO FRIO 400 ANOS


O principal objetivo do Ciclo de Palestras é fomentar as comemorações na cidade

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), através do Departamento de Formação Continuada (DEFOC), está oferecendo um Ciclo de Palestras, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), sobre os 400 anos de fundação da cidade. A programação prevê atividades até o final do ano. Todos podem participar.

As palestras acontecem tanto no Centro de Estudos em Educação Natália Caldonazzi, também conhecido como Casa do Educador, que fica na Rua Coronel Ferreira, nº 221, no bairro Portinho, como também no campus do IFF em Cabo Frio, que fica na Estrada Cabo Frio – Búzios, s/n, na Baia Formosa.

As inscrições acontecem através do email ceenataliacaldonazzi@semecabofrio.rj.gov.br, quando as palestras acontecerem na Casa do Educador, e ainda pelo telefone do IFF (22) 2645 9500, nos dias de palestra no Instituto.

De acordo com a diretora do Centro de Estudos, professora Tarsiana Almeida, o principal objetivo do Ciclo de Palestras é fomentar as comemorações na cidade e, por isso, foi aberta para a participação de todos.

– Queremos divulgar mais ainda a história e cultura de Cabo Frio, não apenas para professores, mas para os moradores antigos, os novos, para políticos, todos que se interessem e tenham curiosidade de aprofundar conhecimentos sobre Cabo Frio. A nossa cidade tem um acervo cultural riquíssimo, além de muitos artistas, escritores, gente comprometida com essa história e que merece destaque especial nesse momento festivo -, explica Tarsiana.

Dentre os palestrantes estão Luis Guilherme Scaldaferri, que falará um pouco sobre os índios aldeados de São Pedro de Cabo Frio e a tentativa de criação da Armação de Búzios (1740); Ernesto Galiotto, que abordará temas socioambientais; Meri Damaceno que contará alguns causos registrados em seu mais recente livro também sobre a cidade, Guardas da Memória; Maria Werneck com uma análise dos periódicos cabo-frienses do período de 1863 até 2015, entre vários outros nomes e assuntos importantes.   Vale a pena conferir a programação completa. 

Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS