ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL LUIS LINDENBERG ARRECADAM UMA TONELADA DE ROUPAS EM CAMPANHA SOLIDÁRIA




Cinco instituições foram atendidas com a campanha, criada pelos próprios alunos.

Diante do interesse de seus alunos, a equipe pedagógica e a direção da Escola Municipal Luis Lindenberg abraçaram a ideia de realizar uma campanha solidária para arrecadação de roupas a serem doadas a instituições sociais da cidade.

Aproveitando a estação mais fria do ano, os alunos aproveitaram para abrir os corações e sensibilizar a quem pudessem encontrar, e não tiveram trabalho quanto a isto. Arrecadaram um tonelada de agasalhos entre amigos, vizinhos e parentes conversando sobre a importância da doação na vida de quem precisa.

Depois de um mês de coleta, a escola convidou Joelma Fidalgo para a indicação das cinco instituições que seriam beneficiadas.

– Nossa! Tem muita roupa. Vai ajudar muito. Vocês não têm noção do que é a falta de cobertor, falta de roupa. Parabéns aos alunos e à equipe que se comprometeram com a campanha – disse Joelma, admirada com a quantidade arrecadada.

Lúcia Porto de Oliveira, fonoaudióloga e voluntária da Casa de Apoio dos Idosos e Apoio dos Deficientes, expressou sua felicidade com tamanha solidariedade:

– Assim dá para acreditar nas pessoas. Dessa escola podemos ter a semente para cidadãos mais conscientes para um Brasil mais solidário e mais justo.

De acordo com o diretor do Luis Lindenberg, Breno Azevedo, o mês de arrecadação superou as expectativas.

– A Campanha é uma proposta dos alunos. Todos muito empolgados com a participação em que eles mesmos fizeram contato com outras escolas, pedindo-nos ofícios e levando em outras unidades tanto públicas quanto particulares. Todos abraçaram a causa. 

O movimento ganhou a cidade e as pessoas vivenciaram a solidariedade em virtude do projeto que os alunos iniciaram mudando a percepção da realidade deles, mudando hábito, saindo do ócio para a ação. Temos um aluno que disse que deixou de ficar no conforto do PC para ir às ruas pedir pelos outros – explicou Breno.

– Brilham os meus olhos ao ver que esse movimento partiu da ação das crianças, isso é sinal de renovação – declarou Cristiane Porto voluntária no Lar Esperança, instituição fundada em 2000. Ela ainda reforça dizendo, “quem sabe não partam daqui novos voluntários, pois uma coisa é a pessoa ajudar, outra é participar, ter contato. É uma vivência que fica para a vida”.

Para Ellen Almeida de 15 anos, aluna do oitavo ano, essa experiência realmente vai ficar gravada para sempre, pois a aluna visitou várias casas pedindo material - roupas e cobertores – seus familiares também participaram da ação.

– Pedi para que todos tivessem solidariedade no coração e que dividissem as coisas que não usavam mais. O trabalho foi de conscientizar mesmo. Não tem como ser solidário sem o diálogo. Temos que sensibilizar para que as pessoas possam levar a ação para a vida deles. Desapegar das coisas, e eu mesmo fiz esse trabalho em mim, desenvolvendo o desapego, mostrando que ainda podemos ter esperança na humanidade, que as pessoas ainda têm bondade no coração – afirmou Ellen.

Com o sucesso desta Campanha Solidária os alunos puderam beneficiar cinco instituições: Lar Esperança; Casa de Apoio ao Idoso e Apoio ao Deficiente; Projeto Comunitário Charles Terra; Casa de Convivência Berenice Rosa do Valle; e Projeto Onda.

Os alunos da Escola Municipal Luis Lindenberg já estão pensando em realizar novos projetos com arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças e arrecadação de alimentos para o final de ano. 

Texto: Janaína Silva e Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação.
Fotos: Divulgação SEME.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS