PREFEITURA DE CABO FRIO INCENTIVA E APOIA A AGRICULTURA FAMILIAR



Toda produção da Associação dos Pequenos Agricultores de Cabo Frio é destinada à merenda escolar na rede municipal de ensino

Os pequenos produtores rurais de Cabo Frio estão voltando para o campo para plantar e produzir alimentos, por conta da venda garantida que abastece 88 escolas municipais, de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A negociação é feita pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais e a Prefeitura.

Com orientação técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, a Prefeitura fornece máquinas e equipamentos para a preparação do solo, facilitando e orientando os pequenos agricultores no plantio e no escoamento da colheita. Também destina 30% de verba da merenda escolar para compra de toda produção da Associação dos Pequenos Agricultores Rurais de Cabo Frio, via PNAE.

Conforme dados da Secretaria de Municipal de Agricultura, são 47 agricultores que produzem abacaxi, abobora, alface, aipim, beterraba, batata-doce, banana, cenoura, cheiro verde, couve, laranja e pimentão. Todos já tem sua venda garantida para  merenda escolar do município. Toda segunda-feira, a Associação dos Produtores entrega a produção fresquinha e sem agrotóxico para as escolas municipais.

Segundo o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais,  Amilton Souza Almeida, o apoio da Secretaria de Agricultura é fundamental para incentivar os agricultores:

– Com o apoio da Secretaria, a gente anda para frente e faz a merenda escolar da criançada saudável e fresquinha. Sem contar que o produtor já planta certo do ganho que terá durante o ano todo – disse Amilton.

O secretário municipal de Agricultura, José Faustino Junior, disse que os pequenos produtores precisam agendar a necessidade da utilização das máquinas e equipamentos na secretaria, que funciona na sede na Fazenda Campos Novos, no Distrito de Tamoios.

– O prefeito Alair Corrêa faz questão que a Secretaria dê todo apoio aos agricultores familiares, pois tudo que é produzido por nas terras do Distrito de Tamoios é distribuído nas escolas do município. Com isso, nossas crianças tem uma alimentação com melhor qualidade, valorizando a produção rural de nossa cidade – disse Faustino.

Texto: Rosália Moreira     
Fotos: Ari dos Santos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS