AGENDA COMUNITÁRIA RECEBEM CURSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL




Curso é oferecido por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde

A Prefeitura de Cabo Frio inicia, no dia 2 de março, um curso de formação em saúde mental para os agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam nos ESFs - Estratégia de Saúde da Família.

O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde, oferecido pelo projeto "Caminhos do Cuidado", e chega à Cabo Frio em uma parceria com a Prefeitura. O objetivo é é contribuir para a formação de trabalhadores que atuam na atenção básica, buscando ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta na área de saúde mental com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas.

Por meio do debate e troca de ideias, os participantes são estimulados a entender o cuidado em saúde mental conforme as especificidades de cada território e a buscar na rede de atenção psicossocial à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas.

– O curso contribui para a mudança do cuidado ao usuário, especialmente, em um tema tão complexo, despertando um novo olhar para o outro – disse a coordenadora dos ESFs, Jorgete Maria Rego Lima.

Jorgete destacou ainda a relevância da temática para os territórios de saúde.

– Um dos objetivos é derrubar barreiras e preconceitos que cercam o tema, levando o debate e a reflexão sobre o crack, álcool e outras drogas para os territórios, entre os profissionais de saúde e nas famílias – acrescentou.

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Carlos Ernesto Dornellas, também ressaltou a capacitação dos agentes comunitários de saúde como uma forma de aproximar e qualificar o serviço ofertado à população.

- Com isso, estamos contribuindo para a qualificação da saúde que, com certeza, passa pela atenção básica e pelo trabalho de cada um – concluiu.

A ação se insere no eixo do cuidado do plano integrado de combate às drogas "Crack, é Possível Vencer", sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Til Santos.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS