PROJETO DO SENADOR CRIVELLA QUE COÍBE MAUS-TRATOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEVERÁ SER VOTADO NA PRÓXIMA SEMANA




O Plenário do Senado deve votar na próxima semana, o projeto de lei de autoria do senador, Marcelo Crivella, que obriga as entidades públicas e privadas a terem, em seus quadros, pessoal capacitado para reconhecer e reportar maus-tratos a crianças e adolescentes.

O texto aprovado na Câmara, o Substitutivo ao Projeto de Lei do Senado nº 417, de 2007, determina que instituições como escolas, centros de lazer e esporte comuniquem ao Conselho Tutelar da localidade casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos.  

Conforme a proposição, o conselho tutelar deverá promover treinamento para o reconhecimento de sintomas de maus-tratos. O Substitutivo exige ainda que os cursos de formação de professores da educação básica e de pedagogia capacitem o profissional para identificar possíveis abusos.

A definição do modelo do sistema de informação sobre os casos registrados ficará a cargo do Ministério Público Federal. Este órgão e o Ministério Público Estadual farão a coordenação do sistema, conforme a atribuição de cada um. Outro ponto importante é a definição dos casos de maus-tratos, como sendo quaisquer atos que causem sofrimento físico ou psíquico indevido.

“O maior compromisso de uma geração é garantir o futuro da próxima. E isso começa com a proteção. É um imperativo da cidadania. Sem isso, nada que se faça no presente pode remediar o futuro”, afirmou Crivella. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Senador Marcelo Crivella   

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS