CENTRO DE SAÚDE OSWALDO CRUZ REALIZA EVENTO EM HOMENAGEM À MULHER





Homenagem aconteceu nesta quinta-feira

A marcação de consultas para ginecologia nesta quinta-feira (27/3) no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, em Cabo Frio, foi especial para as mulheres que compareceram ao posto. Para homenagear as mulheres, foram distribuídas rosas. Quem estava na fila de marcação também recebeu um kit com sabonete íntimo e a oração da mulher.

A diretora do Centro de Saúde Oswaldo Cruz, Dra. Gabriela Magalhães, aproveitou a data para alertar sobre a violência contra a mulher, divulgar cuidados que possam garantir mais saúde para a mulher e um alerta para doenças em expansão.

- As mulheres precisam fazer consultas regulares ao seu médico para manter sua saúde íntima e interna em dia, evitando fadigas, stress e outras doenças. Estamos, a cada dia, investindo mais na saúde da nossa população. Só nesta semana, já participei de três eventos voltados para a mulher realizados por unidades da Secretaria de Saúde de Cabo Frio. Quero homenagear as mulheres não apenas no mês delas, mas todos os meses, pois as mulheres são a força de todas as famílias – disse o secretário de Saúde de Cabo Frio, Dirlei Pereira.

Foram realizadas palestras sobre saúde e violência contra a mulher. Entre as palestrantes, uma jovem de 17 anos, aluna do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Municipal Rui Barbosa. Jannini Rosa escreveu um livro sobre este universo e trabalha com orientação contra a violência feminina.

- O tema me sensibiliza muito. Quando fiz um trabalho escolar no ano passado sobre este assunto surgiu uma oportunidade para escrever o livro. E como quero estudar Letras já comecei a realizar um antigo sonho de escrever um livro – disse a jovem escritora.

Durante o evento foi lançada a Ouvidoria do Centro de Saúde Oswaldo Cruz, onde as pacientes podem registrar suas reclamações, dúvidas e sugestões. As pacientes do Centro de Saúde Oswaldo Cruz também ganharam um novo serviço: o webmédico, um e-mail para a saúde da mulher que será respondido pela médica Laura Dafini, para tirar dúvidas. Segundo a diretora do Centro de Saúde Oswaldo Cruz, Dra. Gabriela Magalhães, não será uma consulta pela internet, mas sim, um serviço para ajudar as pacientes a conhecer um pouco mais sobre o universo feminino.

- Após conquistar espaço definitivo no mercado de trabalho e quebrar tabus na sociedade brasileira, a mulher enfrenta agora um novo desafio: Cuidar da saúde enquanto acumula cada vez mais tarefas. Mas, em muitas doenças típicas do universo feminino, alguns cuidados podem ser suficientes para garantir uma vida saudável, então caso elas tenham alguma dúvida, tenham vergonha de falar sobre algum assunto pessoalmente, podem fazer agora pela internet – concluiu a médica.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
Fotos: Til Santos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS