SECRETÁRIA DE CABO FRIO REALIZA PALESTRA SOBRE HPV NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO



Vacinação começará a partir do dia 10 de março

A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, através de diversas equipes de enfermagem, está realizando palestras nas escolas públicas e privadas do município. O objetivo é esclarecer dúvidas e passar todas as informações da Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV. Nesta quarta-feira (26/2), a Escola Municipal Santos Anjos Custódios, no bairro Praia do Siqueira, foi uma das unidades de ensino que receberam a equipe de saúde.

A palestra contou com a presença dos responsáveis pelas alunas com idades entre 11 e 13 anos, além das próprias adolescentes que também ouviram atentas as explicações da equipe da Secretaria de Saúde. Através da exibição de slides, as enfermeiras informaram sobre as formas de contágio, os perigos do vírus, o motivo da vacinação, entre diversos outros tópicos referentes ao assunto. Durante a reunião, foram colhidas as autorizações dos pais para a aplicação da vacina nas adolescentes.

- Com a vacinação, estamos prevenindo a segunda maior causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. É muito importante que todos entendam a importância da prevenção para o futuro e bem estar de suas filhas – afirmou a enfermeira Iamara Andrade, durante a palestra.

A primeira dose da vacina será aplicada nas meninas na escola onde estudam. Cada imunizante terá o nome da adolescente e só poderá ser utilizada na mesma. O cronograma de vacinação terá início no dia 10 de março e as datas estão sendo agendadas em cada unidade de ensino.

Fabiana Almeida é mãe de três meninas. Duas delas estão na faixa etária que será vacinada. Segundo ela, que perdeu a mãe por causa de um câncer no colo do útero, a campanha de vacinação será uma ótima ação para afastar este perigo da vida das filhas.

- Eu já estava pesquisando os preços da vacina em clínicas particulares para imunizar as minhas filhas. Quando começaram a falar na campanha, eu agradeci a Deus por poder vacinar minhas meninas e também fiquei feliz por saber que muitas outras adolescentes ficarão livres desse mal. Tudo que eu puder fazer para proteger minhas filhas, eu farei – garantiu a dona de casa.

Texto: Glória Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Fotos: Til Santos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS