PROGRAMA "MAIS EDUCAÇÃO" REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE 2014 EM CABO FRIO




Evento reuniu diretores e dirigentes de 48 escolas participantes do programa

O programa “Mais Educação”, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, estabeleceu-se como estratégia do Ministério da Educação como forma de induzir a ampliação da jornada escolar e organizar a grade curricular na Perspectiva da Educação Integral.

A rede municipal de ensino de Cabo Frio já possui o programa desde 2010 e conta com a participação de 48 escolas. A operacionalização do programa no município é realizada pela execução do Plano de Atendimento inscrito com duração de 10 meses no ano letivo vigente. Essas escolas recebem o apoio financeiro do Governo Federal e a Secretaria Municipal de Educação (SEME) oferece o acompanhamento pedagógico e financeiro nessas unidades.

De acordo com o projeto, as escolas escolhem as atividades que podem desenvolver com os alunos, tais como: Acompanhamento Pedagógico; Educação Ambiental; Esporte e Lazer; Direitos Humanos em Educação; Cultura e Artes; Cultura Digital; Promoção da Saúde; Comunicação e Uso de Mídias; Investigação no Campo das Ciências da Natureza e Educação Econômica.

Durante a primeira reunião de 2014, que aconteceu nos dias 26 e 27 de fevereiro, diretores e dirigentes das escolas que participam do programa tiveram a oportunidade de esclarecer questões de planejamento das instituições ligadas ao programa.

- A interação é fundamental entre todos que fazem parte da comunidade escolar. O programa “Mais Educação” está inserido na escola, não é a parte no funcionamento. Por isso os diretores das escolas precisam estar interados em relação aos monitores, que devem ser pessoas habilitadas em suas áreas para poder dar prosseguimento às metas da escola – disse Renata Assunção, coordenadora pedagógica do programa “Mais Educação” na SEME.

Dentro do programa “Mais Educação” existe o programa Mais Cultura, que tem como objetivo potencializar processos de ensino e aprendizado através da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral.

A Escola Municipal Professor Edilson Duarte participa do programa “Mais Educação” desde 2011. Fernanda Oliveira, coordenadora do programa na escola, explica que a maior dificuldade é esclarecer a importância da grade curricular aos pais.

- Primeiro nós temos que fazer um trabalho de conscientização com os pais que a princípio não entendem que são escolas educativas, que não são aulas de reforço. Conscientizar a comunidade escolar para que os alunos estejam participando. E fazer aulas diferenciadas, como aulas passeio para entusiasmar e estimular os alunos – explica.

Segundo o Diretor da unidade, Lucio Sanches Trindade, o nível dos alunos aumentou em relação aos outros anos.

- Nós temos relatos de professores, nos conselhos de classe, de que o desenvolvimento de praticamente 90% dos alunos que participam do programa “Mais Educação” tem melhorado muito em relação disciplina, organização e aproveitamento – afirmou Lúcio.

A reunião da Secretaria Municipal de Educação com os diretores participantes do programa “Mais Educação” acontece mensalmente, durante todo o ano letivo. A Coordenação Municipal do programa é organizada através da Coordenadora Municipal do “Mais Educação” (Responsável pelo cadastramento no SIMEC e Interlocução junto ao MEC e ao FNDE), Assessoria de Gabinete e Coordenação Pedagógica do Programa, Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE) e Divisão de Supervisão Escolar.

Texto: Aretuza Maia | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Fotos: Divulgação SEME

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS