CADÚNICO É A PORTA DE ENTRDA PARA PROGRAMAS E BENEFÍCIOS SOCIAIS, CADASTRO FUNCIONA COMO INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DAS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA




- É através da inscrição no CadÚnico que nós temos a possibilidade de identificar essas famílias e a partir daí implementar a política de Assistência Social, amenizando a situação de vulnerabilidade social em que essas famílias se encontram – afirmou a superintendente de Gestão do SUAS , Jeanne de Souza.

O cadastro é feito sempre em nome do responsável pela unidade familiar, que pode ser qualquer membro da família maior de 16 anos e que tenha título de eleitor ou CPF. Segundo o coordenador do Bolsa Família em Cabo Frio, Lucas Santos, atualmente constam cerca de 25.300 famílias cadastradas no município.

- Do número total de famílias inscritas, cerca de 11.300 recebem o benefício do Bolsa Família. Outras são beneficiadas com o desconto nas contas de água e luz, entre outros. Os beneficiários com mais de 60 anos podem também receber a Carteira do Idoso, que dá direito ao desconto no serviço de transporte interestadual – afirmou o coordenador.

As pessoas que ainda não fizeram a inscrição no CadÚnico devem procurar o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, ou a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio para realizar o cadastro. Os documentos necessários são:

Certidão de nascimento (se solteiro); Certidão de Casamento (se casado); Averbação do Divórcio (se separado); Certidão de Óbito (se viúvo);
Carteira de trabalho para todas as pessoas a partir de 16 anos;
RG, CPF e título de eleitor;
Comprovante de residência atualizado (água, luz ou telefone);
Declaração escolar dos filhos;
Termo de guarda para menor de idade sob guarda de adulto.

Texto: Glória Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social
Fotos: Divulgação SEMAS

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS