BLACK BLOCS INVADEM PROTESTO E DEPREDAM CENTRO DO RIO
O protesto pela educação, que levou milhares de pessoas às ruas do Centro do Rio nesta segunda-feira, seguia pacífico, até a chegada de mascarados que fizeram a manifestação terminar, mais uma vez, em confusão. O protesto tendia para um fim sem confrontos, mas Black Blocs que também participavam da manifestação entraram em confronto com a polícia, atearam fogo em ônibus e depredaram prédios públicos.
Ao chegarem à concentração dos profissionais da educação e dos apoiadores da causa, na Cinelândia, por volta das 19h30, os Black Blocs seguiram na Rua Evaristo da Veiga, em direção ao quartel da Polícia Militar. Os policiais - que não estiveram no meio dos manifestantes e deixaram a Cinelândia sem agentes, ao contrário dos últimos protestos - formaram um cordão de isolamento, para evitar que a sede da Evaristo da Veiga fosse ocupada. Ao mesmo tempo, manifestantes vestidos de preto começaram a pichar o prédio da Câmara Municipal. O SRZD flagrou a depredação do imóvel (confira a imagem).
A polícia reagiu com bombas de efeito moral.
Mais tarde, quando os protestos já haviam dispersado na Cinelândia, um ônibus foi incendiado pelos manifestantes vestidos de preto na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Santa Luzia. No veículo, estavam apenas o motorista e o cobrador, que desceram. Agências bancárias foram quebradas. O Clube Militar também teve o primeiro andar incendiado.
Comentários