SECRETARIA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS DE CABO FRIO REALIZOU DIA 26/ 06 FÓRUM NO DIA INTERNACIONAL DO COMBATE ÀS DROGAS, PREFEITO ALAIR CORRÊA ABRIU O EVENTO E FALOU SOBRE A BUSCA DE AÇÕES COLETIVAS DE PREVENÇÃO

No Dia Internacional de Combate às Drogas, 26 de junho, a secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas (SEPRED), realizou o 1° Fórum Cabofriense de Prevenção, Tratamento e Reinserção Social de Dependentes Químicos. O evento, que aconteceu no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, reuniu centenas de pessoas durante todo o dia. O principal objetivo do evento foi o de apresentar à sociedade ações positivas, despertando o interesse dos participantes na busca de ações coletivas de prevenção, proporcionando uma visão fundamentada, atualizada e livre de preconceitos, das questões relacionadas ao uso de drogas.

O evento foi aberto pelos integrantes do projeto social Uma Música em Minha Vida, formado por crianças e adolescentes carentes, comandado pelo maestro Valquer Barbosa e pelo coral Cristolandia. Logo depois, o prefeito Alair Corrêa falou sobre a importância da criação da secretaria.

- Estou muito feliz em ter criado a secretaria de Prevenção ao Uso de Drogas, e mais feliz ainda pela escolha certa na hora de definir a quem deixar o comando de uma pasta tão importante. Cris Mansur tem se saído muito bem nesta função e vem lutando para prevenir este mal que atingir famílias em todo o planeta, não escolhendo classe social, raça ou credo religioso, disse o prefeito.

A secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas de Cabo Frio, Cris Mansur, apresentou um vídeo com as obras que estão sendo realizadas no Centro de Tratamento que vai funcionar a partir de agosto no bairro Alecrim e falou da alegria em poder participar de um projeto tão grandioso.

- Se a polícia enfrenta o comércio ilegal, precisamos nos envolver com as pessoas potencialmente usuárias, com ações preventivas constantes, oferecendo-lhes informações e condições para que façam escolhas saudáveis para suas vidas, evitando o uso indevido de drogas, alertou Cris Mansur.

O Fórum contou com a presença da psicanalista, filósofa e autora do livro “Eu Me Livro”, Samantha Obadia, que abordou o tema “O uso abusivo de drogas por pessoas cada vez mais jovens”. Também foram realizadas palestras com J. Almeida, da PRF (Tema: Drogas, to sempre fora); Wanderlei Rabello, da OAB-RJ (Tema: Leis Criminais antidrogas, violência, criminalidade e drogas); José Facury, secretário Municipal de Cultura de Cabo Frio (Tema: O apelo ao prazer imediato); Renato Carvalho, secretário Municipal da Criança e do Adolescente de Cabo Frio e do escritor e pedagogo Carlinhos Pró-Menor, indicado ao prêmio Nobel da Paz 2010/2011 (Tema: Nunca desista dos seus sonhos).

Além de palestras, também teve apresentação do grupo Comandos, um projeto do Grupo Cultural AfroReggae que apresenta desfechos diferentes a problemáticas conhecidas. O círculo de debate Comandos promove a interação entre policiais e ex-criminosos.
- Queremos estar ao lado das famílias cabofrienses na concretização da crença de que prevenir é o melhor caminho para termos crianças e adolescentes conquistando uma vida saudável, produtiva e feliz, finalizou Cris Mansur.

Texto: Alexandra de Oliveira |  Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas
Fotos: Til Santos
*       

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS