SECRETARIA DE PESCA E AQUICULTURA DIVULGA BALANÇO DE AÇÕES REALIZADAS




Nos 120 dias de Governo Alair Corrêa, a Secretaria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura está divulgando um balanço das diversas ações realizadas, dentre elas a retirada das carcaças de embarcações naufragadas, o recolhimento de pneus para reaproveitamento na construção de recifes naturais, a ordenação de atracação das embarcações além de fiscalização dos caminhões peixeiros, tudo isso tendo como objetivo o ordenamento e conservação ambiental do Canal do Itajurú.

Também de iniciativa da Secretaria e com o objetivo de alcançar as famílias de pequenos agricultores criou-se no bairro Araçá, na Comunidade Quilombola Maria Romana, um projeto de Piscicultura que irá contemplar 25 famílias com tanques para cultivo de peixes de água doce e assistência técnica inclusa. Para os que já são produtores instituiu-se uma parceria com o Ministério da Pesca para capacitação e aperfeiçoamento das técnicas empregadas.

Foram firmadas parcerias com duas empresas exploradoras de Petróleo: a STATOIL, que visa a construção de uma unidade de beneficiamento de pescado e formação de mão de obra para trabalhar na indústria, - gerenciada pela Cooperativa de Beneficiamento de Pescado de Cabo Frio (familiares de pescadores e produtores rurais) - e a REPSOL, que vai atender aos pescadores com cursos e palestras de conscientização.

Os cursos disponibilizados pela REPSOL serão ministrados na Unidade Móvel Repsol Sinopec e começam no dia 29/04, permanecendo até o dia 27/05/13. A carreta escola fica posicionada em frente do Cemitério Santa Izabel – píer do Portinho.
Do dia 07/05 ao dia 09/05 - Curso de Processamento de Pescados
Dia 10/05 – Gestão de Resíduos
Do dia 16/05 ao dia 17/05 – Mecânica Preventiva de Motores YANMAR
Do dia 21/05 ao dia 24/05 - Impermeabilização de Embarcações e Lajes – SENAI/Sika no horário das 18:00 às 22:00h.
ATENÇÃO, as datas poderão sofrer alterações para melhor acomodação dos instrutores. Para maiores informações ligue 2643-4056.

Texto: Luiza Trindade

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS