LUTO NO MUNDO DO SAMBA: MORRE "ZÉ CARLOS BALUARTE DA MANGUEIRA

                                        
José Carlos Netto, um mineiro que nasceu em Ubá e se tornou carioca de coração ao ir para o Rio de Janeiro com 7 anos. Jornalista reconhecido, passou por Gazeta de Notícias e ganhou o mundo trabalhando nos jornais Diário de Notícias, Luta Democrática, Ultima Hora, O Povo e rádios Mauá, Nacional, Vera Cruz, Bandeirantes, até chegar aoSRZD, onde era blogueiro de Carnaval. Mangueirense ferrenho, chegou na Mangueira através de um convite especial vindo de Xangô, no final da década de 60. Um verdadeiro baluarte da Estação Primeira, uma peça importante para o mundo do Carnaval. Jornalista faleceu nesta segunda-feira, às 10 h 30 min, aos 72 anos. Ele estava internado na Casa de Saúde Bonsucesso e lutava contra um câncer.
José Carlos Netto foi o responsável por apelidar a porta-bandeira da Beija-Flor de Selminha Sorriso, era um dos mais experientes jornalistas de Carnaval e foi o segundo baluarte que a Mangueira perdeu em dois meses. Em novembro, eterno mestre-sala Delegado faleceu aos 90 anos.
Em contato com companheiros de trabalho e representantes da Mangueira que lamentaram muito a perda do jornalista.
"Ele esteve ligado à Mangueira por muito tempo, participou de diretorias, foi um cara que sempre estava lá. É muito triste, até porque o Delegado também foi embora esse ano", lamentou Nelson Sargento, baluarte da verde e rosa.
O blogueiro do SRZD Hélio Ricardo Rainho enfatizou que por seu forte senso critico, José Carlos Netto nunca se deixou levar pela emoção e sempre olhou com os olhos de um profissional quando se tratava de Mangueira.
"Era um baluarte, jornalista reconhecido, grande contador de histórias do Carnaval, sobretudo da Mangueira. Sempre foi um critico aliado a um grande humor e ao mesmo tempo muito participativo. Devido ao seu forte senso critico, ele nunca permitiu que a sua paixão alterasse o seu jeito de participar na escola", contou.
Cid Carvalho, carnavalesco da Mangueira, foi enfático ao destacar que a própria história fala por José Carlos Netto. "Ele é o tipo de personalidade que a gente não precisa falar muito, a própria história fala por ele. Ele teve uma vida dedicada ao samba, um mangueirense apaixonado, tinha um respeito ao verdadeiro samba como sua bandeira, um grande cuidado com a essencial do Carnaval. 
Lamento muito essa perda, se despedir de um mangueirense que tanto contribuiu para o mundo do Carnaval é difícil, ainda mais quando se trata de um dia, na qual, estamos trocando de ano, que era pra ser um dia feliz, de recomeço. Espero que ele se encontre na maior esfera celestial com muita luz, porque foi assim que ele viveu aqui conosco", disse.




















Raquel Valença, blogueira destacou a independência e o fato de nunca bajular ninguém, características marcantes do jornalista.

"Zé Carlos vai fazer muita falta. Ele tinha uma vivência de muitos anos e isso está cada vez mais raro. Hoje em dia muita gente se interessa, mas essa vivência que ele tinha de ter participado de momentos históricos ninguém tem. É uma grande perda. Ele tinha um humor muito ácido, ele não deixa se impressionar por nada. Era independente, tinha opinião própria, não se sentia na obrigação de bajular ninguém. É uma pena que tenha falecido", lamentou.
O enterro do jornalista será realizado nesta terça-feira, às 11h, em Inhaúma, com o velório tendo inicio às 8h.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS