Tiro no pé: após aumentar mensalidade (UGF), Universidade Gama Filho pode perder alunos.

Após o aumento médio de 25,48% no valor da mensalidade da Universidade Gama Filho (UGF) para o ano de 2012, os alunos demonstraram sua revolta. Procurada a instituição emitiu um comunicado onde explicou que o reajuste é fruto de uma mudança administrativa na mantenedora da UGF, a Galileu Educacional. Entretanto, mesmo com a resposta, os estudantes não se conformaram e contradizem a universidade. Diversos deles inclusive já pensam em deixar seus cursos.
Segundo Marco Aurelio, 22 anos, estudante do 5º período de História, os alunos só ficaram sabendo do aumento de 25% ao receberem o boleto, já reajustado. "Em uma entrevista o reitor da UGF disse que enviou email dizendo sobre o reajuste para todos os alunos no dia 17 de Dezembro, mas este email nunca chegou para ninguém", afirmou. Além disso, Marco Aurelio explicou que houve uma repentina mudança na data de vencimento do boleto, do dia dez para primeiro de Janeiro, o que deixou os estudantes com apenas quatro dias para efetuar o pagamento sem multa. Diversos descontos também teriam sido cortados sem um comunicado prévio aos alunos.
Boleto do estudante Rodrigo Veiga indica o tempo reduzido para pagamento:
Foto: Arquivo
O universitário afirmou ainda que tem amigos que já pensam em largar a faculdade."Por mais que eu curse História, e este seja o curso mais barato e o que sofreu o menor reajuste (369 para 435 reais), muitas vezes quem entra neste curso é porque não tem dinheiro para pagar um mais caro. Graças a Deus eu tenho eu posso continuar estudando, porém conheço pessoas que não têm condições de pagar. Além disso, existem alunos, amigos meus, que querem largar, não por não conseguir pagar, mas pela falta de respeito que eles tiveram com a gente. O reitor é juiz do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), isso explica em parte a índole dele."
Já Ana Carolina Silveira de Oliveira disse que chegou a ter esperanças de que o boleto recebido estava errado. A estudante de medicina da UGF, curso que recebeu um aumento superior a 50%, falou que, além de ter colegas que não podem arcar com o novo valor, não acha que o preço é justo se levar em conta a média de 1,8 dada à faculdade pelo MEC. "Sei que existem inúmeras universidades que por esse preço oferecem um microscópio eletrônico para todos os alunos da turma, enquanto a Gama Filho possui um que é passado na televisão para uma turma de 70 alunos, entre outros inúmeros absurdos", conta.
Para Marianna Gomes, 20 anos, do 7º período de Publicidade e Propaganda, a instituição está "de mal a pior". Estudante do grupo Gama Filho desde o colégio que é integrado a universidade, ela explica que a UGF se perdeu ao investir em propaganda e esquecer dos alunos. "Basta olhar a cidade infestada de táxis envelopados,busdoor, outdoor e lembrar que em outubro/novembro a universidade levou ao ar um comercial no horário nobre do fantástico, e ficou com a campanha por um bom tempo. A nova gestão não investiu em nada na estrutura do Campus, só em propaganda e brindes. Os alunos que se formaram 2011 ganharam tablets, e os que entraram receberam kits de boas vindas com pendrive, caderno e canetas, sem contar com as promoções de ingressos de cinema, de jogos no 'engenhão'... Tentaram de tudo para nos ludibriar e agora querem que paguemos a conta de todo esse 'carinho' com o aluno", conta Marianna.
Veja o comunicado enviado aos estudantes explicando o aumento:
Foto: Reprodução
Ente as justificativas apresentadas pela UGF, estão um corte nos gastos e o investimento em melhores estruturas de ensino. O estudante do 8º período de Medicina, Rodrigo Veiga, 24, não acredita que a explicação seja suficiente. "O melhor acesso a uma instalação, é um direito das pessoas e dever da instituição, e não um favor ou serviço à ser cobrado". Além disso, a afirmação da universidade de que as melhorias seriam "percebidas de imediato", foi contestada pelo aluno, que diz não ter percebido coisa alguma. Ele lembrou também que a maioria das melhorias prometidas pela universidade não se aplicam ao seu curso.
"O reitor também acaba de demitir todos os 158 professores da santa casa, por telegrama e sem aviso prévio. Além disso, depois de três dias de confusão, finalmente os funcionários divulgaram em novo calendário acadêmico. Nossas aulas vão começar com um mês de atraso, ou seja, também vai haver um mês de atraso na formatura e um mês de mensalidade a mais", disse ao site.
A faculdade ainda não apresentou a Planilha de Custo, que deveria justificar o aumento e a qual, de acordo com Lei 9870 de 1999, a instituição é obrigada a evidenciar. Os estudantes já preparam um protesto em fente ao prédio da UGF, na candelária, às 7h, quanto ocorrerá o vestibular de Medicina. Durante o dia 29/0, a ação deve ser repetida na Piedade, quando acontecerá o vestibular dos outros Cursos.
A Universidade havia afirmado anteriormente que não haveria aumento para os alunos já matriculados:
Foto: Reprodução

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS