Informe do Dia: Grana dos royalties foi desperdiçada por alguns municípios,Cabo Frio está nessa lista


FONTE: O DIA ON LINE

POR FERNANDO MOLICA
Rio - Mexer nos royalties do Estado é um golpe, mas alguns prefeitos poderiam ter aplicado melhor a bolada. Uma análise do último Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) mostra que o dinheiro não fez a felicidade da maioria dos municípios beneficiados.
Entre as seis cidades que mais recebem royalties, São João da Barra, Quissamã, Cabo Frio e Campos têm índices de desenvolvimento mais baixos que o do Estado. Campos, que, em 2010, arrecadou R$ 1,1 bilhão em royalties, tem o 42º melhor IFDM entre os 92 municípios do Estado.
No item Educação, um dos que compõem o índice, Campos ficou em 62º lugar; São João da Barra, em 59º; Cabo Frio, em 45º. Na Saúde, resultados também decepcionantes: Cabo Frio conquistou a 56ª colocação; Campos, a 37ª. Já Quissamã chegou em 9º lugar.
As seis cidades ficam com 70% dos royalties destinados a municípios do Estado. Mas, em três delas, o índice de emprego e renda caiu entre 2000 e 2009: em Campos, queda de 11,8%; em Quissamã, de 10,5%; e, em Macaé, de 9,7%.
As duas melhores do grupo
Dos seis municípios, apenas dois — Rio das Ostras e Macaé — foram consideradas como de alto desenvolvimento. Na comparação com as demais cidades do Estado, ficaram, respectivamente, nos 3º e 4º lugares do IFDM. Mesmo assim, a Educação em Rio das Ostras tem apenas o 31º melhor índice estadual. A tunga dos royalties só iria piorar a situação das cidades e a do Estado, mas a passeata de depois de amanhã poderia marcar também a cobrança por uma melhor gestão do dinheiro.
Pela culatra
Tem gente com medo de o Estado levar um golpe da Comissão Especial criada na Câmara dos Deputados para discutir royalties. O grupo poderia aprovar o projeto do Senado ainda em 2011, depois do início do recesso do Supremo Tribunal Federal, o que complicaria o recurso à Justiça.

Comentários

Google accoumts disse…
Alvaro
Bom dia
Sabemos o quanto os recursos dos royalties tem feito mal para nosso Município e nosso Estado. Nosso Estado vive uma guerra de garimpeiros. Falta fiscalização nas aplicações. Falta seriedade, Falta vergonha na cara de todos que concordam com esses desmandos.
Ana

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS