CONFUSÃO AOS EXTREMOS MARCA DEBATE SOBRE O NÚMERO DE CADEIRAS NA CÂMARA DE VEREADORES EM CABO FRIO


Emanoel Fernandes



Reunião, que aconteceu na noite desta quinta-feira, foi marcada por longa exposição de advogado e empurrões entre vereador e ex-vereador



Encontrei há pouco o advogado Cláudio Mansur. Ele acabava de sair de uma reunião na Câmara Municipal de Cabo Frio. Mansur, que é presidente do PTB local e pré-candidato do partido à prefeitura, me disse que a reunião foi resultado de um pedido dele ao presidente, vereador Silas Bento.
Segundo Mansur, na manhã de hoje ele ligou para o vereador Silas Bento, pedindo para que fosse marcada uma reunião entre vereadores e representantes partidários, com o objetivo de promover uma ampla discussão entre os vereadores e os partidos da cidade, a respeito do número de cadeiras no legislativo para a eleição de 2012.
Silas marcou a reunião para às 19h30 desta quinta-feira.
De acordo com Mansur, para surpresa de todos, o presidente da Câmara, logo na abertura da reunião, disse que aceitara marcar o debate, mas informava que a casa já havia decidido manter o que estabelece a Lei Orgânica, ou seja, 17 cadeiras.
“Se já decidiram, então estou perdendo meu tempo aqui” – esbravejou Cláudio Mansur.
Enquanto isso, um acirrado bate-boca entre o ex-vereador Emanoel Fernandes e o vereador Silvan Scapini, chegou às vias de fato. Foram vários empurrões, gritos e xingamentos, até que a turma do “deixa disso” separasse os brigões.
Restabelecida a ordem, Mansur fez uma exposição sobre a tese que defende. Fazendo uso da palavra por pelo menos vinte minutos, o advogado informou que o seu partido, o PTB, já ingressara na Justiça para fazer valer o número de 21 cadeiras que, no seu entender, é o que preconiza a Emenda Constitucional que regulamenta a matéria.
Segundo Mansur, antes de ir para a reunião, verificou que o processo foi distribuído no final da tarde de hoje no TRE/RJ, cujo Relator é o juiz Leonardo Pietro Antonelli.
“Fui à Câmara para discutir o interesse do povo. O povo e os partidos que lá estavam querem que a Constituição da República seja respeitada. Os quinze partidos que participaram disseram categoricamente que querem 21 cadeiras. Mas ao que parece, a Câmara não esta nem aí para o povo. Sai de lá profundamente decepcionado” – desabafou Mansur.
Ainda segundo Cláudio Mansur, na segunda-feira (19), às 10h30, haverá uma grande reunião no seu escritório, com a presença de pelo menos vinte partidos.
“Não vamos nos curvar ao corporativismo de meia dúzia de vereadores. Vamos às últimas consequências para fazer valer a Constituição e a vontade do povo” – vociferou Cláudio Mansur.


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS